Foto: Terceiro dia após as provas do vestibular, Julho de 2018. Fonte: Henrique Almeida/Agecom/UFSC
Helena Lima – Redação UFSC à Esquerda – 09/04/2021
Na última sessão ordinária do Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no dia 30 de março, foi aprovado o Calendário Suplementar Excepcional para o ano letivo de 2021 na pós-graduação e na graduação.
O parecer do conselheiro Antônio Alberto Brunetta foi aprovado por ampla maioria (53 votos favoráveis x 3 contrários), e além de definir as datas do calendário acadêmico, decide pela continuidade da modalidade de ensino não presencial durante o primeiro e o segundo semestre letivo de 2021.
Apesar de alguns conselheiros se posicionarem de forma contrária à realização de três semestres letivos em 2021, que terá como consequência a redução dos semestres e a assincronia entre o calendário acadêmico e civil, foi decidido manter o calendário com mais dois períodos letivos remotos em 2021.
Para a graduação, com exceção do curso de Engenharia de Materiais e as aulas do internato de medicina, o período 2021.1 começará em 14 de junho e terminará em três de outubro. Após recesso de vinte dias, o período 2021.2 terá início dia 25 de outubro e fim no dia 26 de março, passando pelas datas comemorativas do fim do ano com férias entre 14 de dezembro e 31 de janeiro (cerca de um mês e meio).
Na pós-graduação, os calendários acadêmicos irão depender do regime de aulas de cada curso. Os cursos semestrais terão duração de 15 ou 16 semanas; os trimestrais de 10 a 12 semanas e os bimestrais deverão durar oito ou nove semanas. A Resolução Normativa Nº1/2021 da Câmara de Pós-Graduação (CPG) autoriza que o colegiado de cada programa poderá estabelecer o número de semanas em cada regime acadêmico e a data de início e término de cada período letivo. Confira a sugestão do CUn para o calendário da pós-graduação: