Foto: Helia Scheppa/SEI
Helena Lima – Redação UFSC à Esquerda – 09/07/2021
Nesta quarta-feira, dia 7, a Prefeitura de Florianópolis havia suspendido a aplicação das primeiras doses da vacina contra o coronavírus. Após a maratona de vacinação realizada na terça, onde 18 mil habitantes receberam a primeira dose, a capital enfrentou a falta de imunizantes.
O calendário de vacinação até terça era para as faixas etárias acima de 40 anos. A prefeitura decidiu seguir com a vacinação da primeira dose apenas para gestantes, puérperas, lactantes e trabalhadores industriais com mais de 37 anos.
Para aqueles que aguardam o calendário da segunda dose das vacinas, o calendário seguiu normalmente. A segunda dose da AstraZeneca é aplicada entre 10 e 12 semanas após a primeira dose. Para a CoronaVac, o período entre as doses é de 28 dias.
Novas remessas chegaram no estado de Santa Catarina nesta quarta e a Prefeitura retomou o calendário de vacinação. No total, a Grande Florianópolis receberá mais de 20 mil doses da Pfizer e da CoronaVac, para serem aplicadas em primeira dose. Por idade, a vacinação de habitantes com 39 anos ou mais serão vacinados a partir deste sábado.
Apesar da falta de vacinas que a capital enfrentou essa semana, o calendário de vacinação está adiantado em relação ao cronograma em Florianópolis: