Foto: Adaptação de desenho da cartunista Laerte, que a cedeu aos trabalhadores do serviço público municipal de Florianópolis.
Morgana Martins – Redação UàE – 10/11/2021
Na quarta-feira passada (03), os trabalhadores da Comcap aprovaram em assembleia a deflagração de greve por tempo indeterminado a partir de hoje (10) caso o prefeito Gean continue se recusando a negociar com a categoria. A deflagração foi adiada e uma nova assembleia para discutir a greve será realizada amanhã (11), às 7 horas.
O prefeito Gean tem feito diversos ataques aos trabalhadores da Comcap durante sua gestão, mas as suas políticas para a cidade vem se intensificando, de modo que seu projeto abriu a possibilidade de terceirização da Comcap, com a contratação de empresas privadas para realizar a coleta de lixo. Isso ocorreu, inclusive, como forma de responder à greve dos trabalhadores da Comcap.
Dessa vez, o início da greve foi adiado pois o Executivo, finalmente, deu início às negociações da Data-base da Comcap. Na reunião de negociação, segundo o Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis), o Executivo já tinha pontos da proposta definidos, incluindo a conclusão de tarefa e a reposição salarial da categoria, além da retirada das punições. A assembleia de amanhã também irá avaliar como está esse processo de negociação.
Os trabalhadores da Comcap também continuam denunciando as ações da empresa terceirizada de coleta, a Amazon Fort, que teve seu galpão fechado por falta de pagamento aos trabalhadores da empresa. Estes se recusaram a sair para fazer a coleta na região continental de Florianópolis. Os trabalhadores da Amazon também estão utilizando EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) velhos e danificados, trazendo luvas e botas de casa.
Os trabalhadores da Comcap seguem em luta pelo fim da terceirização da Comcap e o respeito ao Acordo Coletivo, que resguarda os direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores da Comcap, garantidos pela Lei Complementar Municipal 618/2017 (da Autarquia) e constantes no Acordo Coletivo de Trabalho de 2019/2021, que, sendo coletiva, busca preservar os direitos de todos os empregados celetistas da Comcap.