Imagem: chamado das centrais para atos em 08/12 contra a PEC 32 de Campanha unificada https://contrapec32.com.br/
Leila Regina – publicado originalmente em Universidade à Esquerda – 24/11/2021
Os trabalhadores do serviço público tem mantido de forma constante desde setembro a pressão em Brasília contra a Reforma Administrativa (PEC32). Além das ações em Brasília também ocorrem atos nos estados. Na última plenária (13/11) foi definido o dia 08 de dezembro como um dia Nacional de Luta contra a Reforma Administrativa.
Leia também: Jornada de Lutas contra a Reforma Administrativa
Como atividades permanentes comissões tem feito pressão aos parlamentares, nos gabinetes dos senadores e deputados, ao longo das últimas 11 semanas. Na última semana (16/11) também voltaram a ocorrer atos no Aeroporto de Brasília para receber os parlamentares, além de manifestações no Anexo 2 da Câmara de Deputados e no Espaço do Servidor. Além de barrar a reforma administrativa, na última semana os trabalhadores também se mobilizaram contra a PEC23 dos Precatórios, chamada PEC do Calote.
Leia também: Mobilização contra a Reforma Administrativa continua em Brasília
Sindicatos e movimentos tem ressaltado a importância de manter a mobilização diante das pressões também do governo neste final de ano. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou que a reforma administrativa está pronta para ir à votação, mas o governo ainda tem incerteza se teria votos suficientes para a aprovação. É possível que o governo retome as negociatas de liberação de recursos para pressionar para aprovação da PEC ainda este ano. Os trabalhadores seguem mobilizados para evitar a votação neste final de ano, visto que em 2022, por ser ano eleitoral, dificilmente a pauta passaria.
Leia também: Debate com Selma Venco sobre a Reforma Administrativa
Nesta quinta-feira (25/11) ocorrerá uma live de mobilização e preparação para os atos previstos para 08/12. A live deve ocorrer às 18h30 e será transmitida em: Youtube e Facebook da campanha Contra PEC 32. Já No dia 08 devem ocorrer grandes atos nos Estados e Distrito Federal.
Fortalecer a luta dos servidores, ocupando as ruas contra esta reforma que rebaixa os direitos trabalhistas no país é fundamental para demonstrar a força na defesa do serviço público. Algumas centrais sindicais tem apontado a necessidade de organizar para além de um dia de luta uma grande greve geral das três esferas do serviço público.
Acompanhe a mobilização em: https://contrapec32.com.br/