[Notícia] Edição de abril do Clube do Livro à Esquerda é obra de Guerreiro Ramos

O Clube do Livro à Esquerda, que quase completa seu primeiro ano de existência, tem como edição do mês de abril o livro “Mito e Verdade da Revolução Brasileira”, do sociólogo e político brasileiro Guerreiro Ramos. Com a edição, a curadoria encerra o ciclo de livros sobre a teoria marxista da dependência, tão importante de ser retomada e debatida entre os socialistas.

O livro de Guerreiro Ramos, publicado originalmente em 1963, é dividido em seis capítulos e traz o debate da polêmica entre socialistas e nacionalistas naquele período. Ele discute que as particularidades brasileiras não devem ser resolvidas como foi na Revolução Russa, polemizando com os adeptos ao marxismo-leninismo (mais conhecidos como stalinistas), à luz das ideias de Lukács. 

Alberto Guerreiro Ramos (1915 – 1982) nasceu em Santo Amaro da Purificação (BA), se formou em Ciências Sociais em 1942 e em Direito em 1943, pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Autor de vasta obra sociológica, publicou diversos livros, dentre eles Introdução Crítica à Sociologia Brasileira, A Redução Sociológica, O Problema Nacional do Brasil e A Crise do Poder no Brasil (Problemas da Revolução Nacional Brasileira). 

Hoje é o penúltimo dia para assinar e receber essa obra na sua casa, tão importante para o Brasil e para a revolução brasileira!

Por que assinar o Clube do Livro à Esquerda ao invés de só comprar os livros em uma livraria?

Uma das principais diferenças é que nosso clube é composto por uma curadoria atenta que seleciona obras atreladas aos problemas do nosso tempo presente e aos dilemas de interpretação das sociedades capitalistas. Com isso, ao pensar nas obras atreladas entre si e a conjuntura política, também procuramos preparar materiais que complementam a leitura, como o guia de leitura. Nosso guia traz um panorama geral da obra e do autor, além de indicar sugestões de bibliografias próximas ao livro do mês caso o assinante queira se aprofundar na leitura. Mas atenção: o clube não tem a função de alinhar interpretações de cada obra, mas abrir debates e estimular os estudos teóricos no campo do socialismo. 

Além de ter uma curadoria para pensar os temas, o Clube é uma atividade da Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora – Vânia (EFoP), o que possibilita uma integração ainda maior das atividades. Quando você assina o clube, também apoia financeiramente a escola e contribui para que ela continue ampliando suas atividades. Se você ainda não conhece a EFoP, acesse o site: https://www.efopvaniabambirra.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *