Bom dia, leitores!
O dia de hoje (02) é de grande mobilização na UFSC! Após a decisão da comunidade universitária pela chapa de Irineu Manoel de Souza para reitoria da UFSC, agora o Conselho Universitário (CUn) vota para eleger os candidatos que vão compor a lista tríplice.
A lista tríplice é uma herança da ditadura que segue em voga nas universidades, um mecanismo que permite ao presidente da República intervir na instituição. O Conselho Universitário deve enviar o nome de três candidatos para que o presidente escolha aquele que será o novo reitor. Dentre os nomes, podem ser enviados e eleitos candidatos que sequer participaram da consulta à comunidade. Uma total afronta à democracia universitária!
Na UFSC, um candidato que não participou do processo de decisão política da comunidade se inscreveu, o professor Luiz Felipe Ferreira, ex-presidente da FEESC (Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina) e ex Controlador-Geral do Estado de Santa Catarina entre 2019 e 2020 pelo governo de Carlos Moisés (PSL).
Frente a isso, toda a comunidade está se mobilizando para estar presente na sessão do CUn que ocorrerá hoje (2), às 8h30, para garantir que o processo democrático seja respeitado. A partir das 8h haverá concentração em frente à reitoria, chamada pelas entidades estudantis e dos trabalhadores da UFSC.
O UFSC à Esquerda estará presente e irá realizar a cobertura da sessão do CUn e das mobilizações da comunidade em nossas redes sociais. Acompanhe conosco e participe dessa luta.
O Acontece na UFSC é nosso boletim das manhãs de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: ufscaesquerda@gmail.com