Apuração das urnas na votação para lista tríplice pelo Conselho Universitário da UFSC. 2 de maio de 2022. Foto: UFSC à Esquerda.

Irineu é o mais votado na lista tríplice para reitor da UFSC, seguindo tradição democrática

Luiz Costa – Redação UFSC à Esquerda – 02/05/2022

O Conselho Universitário da UFSC elegeu, nesta segunda-feira (2), Irineu Manoel de Souza como primeiro nome na lista tríplice para reitor. A eleição respaldou a consulta informal realizada com a comunidade universitária. Joana Célia dos Passos foi eleita como primeiro nome para vice-reitora. Ambos foram eleitos pela comunidade universitária para estar no comando da UFSC pelos próximos quatro anos.

A sessão aconteceu na manhã desta segunda-feira no auditório da reitoria. A sessão, que normalmente acontece na sala do Conselheiros, teve que ser transferida para um espaço maior devido ao grande número de pessoas que acompanhavam a votação.

A votação foi nominal e o voto secreto, conforme rito legal. Ao fim, os nomes eleitos para configurar na lista tríplice foram todos da chapa mais votada na consulta informal, seguindo as tradições democráticas da UFSC.

A composição da lista tríplice ficou da seguinte maneira:

REITOR:

1º Prof. Irineu Manoel de Souza
2º Prof.ª Miriam Furtado Hartung
3º Prof.ª Dilceane Carraro

VICE-REITOR:

1º Prof.ª Joana Célia dos Passos
2º Prof. Jacques Mick
3º Prof.ª Miriam Pillar Grossi

O professor golpista Luiz Felipe Ferreira, que colocou seu nome para reitor, teve três votos do Conselho. A atitude destes três conselheiros macha a imagem da UFSC e viola as tradições democráticas da universidade, mas não foi suficiente para consolidar a tentativa de golpe. Rafael Luiz Marques Ary, que disputou para vice-reitor junto com Ferreira, teve um voto.

A comunidade universitária da UFSC recebeu com espanto a tentativa de violar os ritos democráticos da universidade. Ferreira e Ary não fizeram parte da consulta informal à comunidade e dispuseram seus nomes apenas na eleição do CUn. A atitude foi uma clara afronta aos ritos democráticos.

Com a lista enviada para o MEC, a UFSC aguarda apenas que os primeiros colocados sejam nomeados para reitor e vice-reitor respeitando a escolha da comunidade interna.

Os votos foram computados da seguinte maneira:

REITOR

Prof. Irineu Manoel de Souza 35 votos
Prof.ª Miriam Furtado Hartung 11 votos
Prof.ª Dilceane Carraro 11 votos
Prof. Luiz Felipe Ferreira 3 votos
Nulo 2 votos

VICE-REITOR

Prof.ª Joana Célia dos Passos 37 votos
Prof.ª Miriam Pillar Grossi 11 votos
Prof. Jacques Mick 11 votos
Prof. Rafael Luiz Marques Ary 1 voto
Nulo 2 votos

Irineu, reitor eleito, destacou, ao final do conselho, a importância que foi o CUn respaldar a consulta informal. “Tenho certeza que tudo será ratificado de acordo com a autonomia universitária e com a legislação vigente”, disse Irineu ao final.

Os estudantes e trabalhadores que acompanhavam a sessão dentro e fora do auditório comemoraram a ratificação do Conselho após a sessão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *