Luiz Costa – Redação UFSC à Esquerda – 03/05/2022
Após uma série de mobilizações dos estudantes do Campus 1 (Florianópolis) da Udesc, a reitoria apresentou uma proposta sobre a oferta de refeições nos campi da universidade. Estudantes consideram insuficiente e seguem mobilização.
Segundo a reitoria, o RU do Campus 1 deve abrir no dia 9 de maio. Caso não abra, a reitoria propõe oferecer 300 marmitas por dia até que a empresa vencedora da licitação comece a operar no local.
Os estudantes têm protestado contra o preço de R$ 11,74 que deve começar a ser cobrado em Florianópolis. A reitoria, porém, não sinalizou qualquer revisão no processo de licitação que resultou neste valor. A gestão da Udesc se limitou a anunciar que o auxilio financeiro destinado aos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica se manterá suficiente para cobrir o valor da refeição, independente do preço aplicado em cada campus da universidade estadual.
A reitoria também não deu qualquer garantia de que seria retomado as refeições noturnas. “A Reitoria está em tratativas com a empresa vencedora da licitação da concessão do restaurante do Campus I sobre a possibilidade de oferecer refeições no período noturno após a reabertura do espaço”, sinaliza a gestão, em nota.
Em contraposição às respostas insuficientes da reitoria, DCE, junto a outras entidades estudantis, está convocando reunião aberta nesta quarta-feira (4), às 21h30 “para debater e encaminhar contraproposta com as nossas exigências”, diz publicação do DCE.