Luiz Costa – Redação UFSC à Esquerda – 10/05/2022
Estudantes e técnicos administrativos da UFSC estão organizando e convocando a comunidade universitária para o segundo ato por melhorias no Restaurante Universitário. A manifestação acontece nesta quinta-feira (12), a partir das 11h, com concentração em frente ao prédio do Centro de Convivência.
A mobilização começou na semana passada quando estudantes realizaram um primeiro ato no restaurante. A atividade desta semana visa aumentar a mobilização e o foco na pauta levantada.
A ação pauta a ampliação da estrutura do RU e o fim do agendamento online. Segundo membros da organização, a ampliação é uma demanda antiga, pois o RU funciona há anos acima da sua capacidade projetada.
Além disso, o movimento combate a medida recente da reitoria de instaurar o agendamento prévio como requisito para acessar o restaurante. Segundo a organização do ato, a política, a primeira vista “inofensiva”, acaba dificultando e restringindo o acesso a essa política de permanência.
A organização do ato é feita pela Associação de Pós-graduandos, Diretório Central dos Estudantes, Sindicato dos Trabalhadores da UFSC e Centros Acadêmicos como o de psicologia, seviço social e geografia.
Segundo os organizadores, o RU “é, atualmente, a maior política de permanência estudantil e, por sua importância na vida de todas as pessoas que compõem a comunidade acadêmica, não podemos tolerar a sua precarização e restrições como as que têm sido impostas”.
“Neste espaço, estaremos com tendas, panfletos e cafés para escutar os relatos dos/das estudantes que enfrentam filas quilométricas todos os dias para conseguir se alimentar, falaremos de alternativas às marmitas, sobre a lotação constante do RU, mesmo com o agendamento, e também vamos discutir sobre as possibilidades de ampliação do RU”, conclui o chamado.