Lara Albuquerque – Redação UFSC à Esquerda
Na data de ontem, 23 de maio, a gestão Canto Maior, convocou as entidades de bases (Centros Acadêmicos e Grêmio do Colégio de Aplicação) para reunião do Conselho de Entidades de Base (CEB) com ponto de pauta único: as eleições para nova gestão do DCE. A reunião acontece na próxima quinta-feira, 26 de maio, às 12h no Auditório do CFH.
Sem eleições desde 2018, os estudantes que hoje estão na graduação, em sua esmagadora maioria, nunca passaram por um processo eleitoral do DCE. Os Centros Acadêmicos têm agora a importante tarefa de, não apenas discutir e definir as regras do processo em CEB, mas principalmente fazer um forte trabalho nas bases para chamar a atenção para a importância do processo político qualitativo que deve ser a eleição da entidade central dos estudantes. Ampliar o chamado e poder de convocação para participação política, não só nos dias de votação, mas na elaboração junto às bases dos cursos sobre as pautas comuns entre os estudantes que são consideradas centrais.
A partir dessa semana os estudantes debaterão o regimento eleitoral, o regimento prevê as regras que orientarão o pleito e também define as datas de cada etapa do processo: formação e inscrição de chapa, período de campanha e dia de votação. Na proposta de minuta de Regimento Eleitoral, disponibilizada junto à convocação do CEB, constam as datas sugeridas de 08 até 24 de junho para a formação de chapa; dia 24 de junho para a inscrição de chapa; 25 de junho até 13 de julho para a campanha e votação nos dias 12 e 13 de julho.
Além de decidir as regras da eleição no Regimento Eleitoral, o CEB também elegerá uma Comissão Eleitoral (CE), a qual ficará responsável por coordenar e garantir que a eleição aconteça. Todos os estudantes com matrículas regulares e presenciais na graduação e os secundaristas do Colégio de Aplicação estão aptos a votar para a entidade e também de construírem uma chapa e possível gestão da principal entidade representativa dos estudantes.