Bom dia, leitores!
Hoje, às 12h, ocorre sessão do Conselho de Entidades de Base (CEB) que irá fazer a nomeação da Comissão Eleitoral (CE) para dar início às eleições do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Na sessão, a atual gestão do DCE também irá realizar a prestação de contas do período que ficou na entidade.
Esse é um evento importante pois, uma vez que se inicia o processo eleitoral do DCE, é algo que interfere no clima da Universidade. As formações de chapas, os processos de campanha e tudo o que envolve a votação afloram os debates políticos entre os estudantes e pode colocar na centralidade do cotidiano do movimento estudantil aquilo que é, ou não, central na atual conjuntura.
É fundamental que as disputas pelo DCE elaborem projetos para a Universidade Pública; e também debatem questões centrais para a cidade, como é a questão urbana.
A questão da habitação em Florianópolis, assim como no resto do país, está na centralidade dos atuais problemas enfrentados pela classe trabalhadora. Boa parte da renda das famílias tem sido consumida por aluguéis, com preços exorbitantes devido a política imobiliária adotada nas cidades. Na UFSC, tanto estudantes quanto trabalhadores sentem na pele essa questão, tendo que habitar em locais muito distantes, em imóveis deploráveis ou até mesmo desistindo da universidade por não ter como morar.
É fundamental que as entidades estudantis, como os Centros Acadêmicos, debatam essa questão e coloquem na centralidade de suas lutas a política urbana, debatendo moradia e acesso à cidade.
Nessa semana é também importante que a comunidade da UFSC fique atenta às mudanças que ocorrem no Restaurante Universitário (RU). A partir do dia 15 (quarta), o acesso será apenas para quem possui carteirinha e não serão mais distribuídas marmitas.
O Acontece na UFSC é nosso boletim das manhãs de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: ufscaesquerda@gmail.com.