Desde ontem (04) a comunidade universitária da UFSC aguarda pela publicação da nomeação da nova gestão de reitoria da UFSC no Diário Oficial da União (DOU). Houve certa tensão frente ao atraso na publicação devido à possibilidade de o presidente da República não assinar o ato de nomeação e desrespeitar a escolha da comunidade universitária. Uma sessão extraordinária do Conselho Universitário (CUn) chegou a ser convocada ontem pelo antigo reitor, Ubaldo Balthazar, mas foi cancelada quando começou a circulação da foto do documento de posse com a assinatura do chefe do executivo. Até a publicação deste texto, não havia sido divulgada a nomeação no DOU.
Irineu e Joana, da chapa Universidade Presente, foram os mais votados no processo eleitoral, com 57,6% dos votos da comunidade universitária. No Conselho Universitário da UFSC (CUn) que determinou a composição da lista tríplice, Luiz Felipe Ferreira havia se inscrito para concorrer ao cargo de reitor, desrespeitando o processo democrático. Felizmente, a maioria do conselho votou pelo envio da lista tríplice ao executivo contendo apenas nomes de membros da chapa vencedora. Como é sabido, há um entulho legal que arrasta-se pelas universidades públicas desde o período ditatorial, Este permite com que o executivo intervenha na escolha da comunidade universitária, elegendo um dos três nomes enviados no documento da lista tríplice.
O último processo de eleição de reitoria foi atípico, tanto pelas maiores tensões envolvendo uma possível intervenção federal, quanto pela realização do primeiro turno na modalidade remota, o que abriu precedentes com os quais a UFSC terá que lidar nos próximos anos.
Na UDESC o clima também tem sido de tensão. Após o ato realizado na última quarta-feira (29/06), no qual estudantes entraram em protesto no Restaurante Universitário (RU) e se alimentaram de graça, o reitor da universidade, Dilmar Baretta, enviou um documento ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) para tentar intimidar os estudantes que lutam por melhor condições de alimentação e permanência na UDESC. Atualmente a universidade tem o RU mais caro do país, custando R$ 12 por refeição. Um novo ato está sendo convocado para a próxima quarta-feira (06/07) pelo DCE.
O Acontece na UFSC é nosso boletim diário de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: ufscaesquerda@gmail.com