Daniella Pichetti – Redação UFSC à Esquerda – 10/08/2022
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (SINTUFSC) realizou, no dia 19 de julho, assembleia para definir as datas do processo eleitoral para nova Diretoria e novos representantes junto ao Conselho Fiscal. A eleição é secreta e direta e realizada a cada três anos com os filiados aptos a votarem, de acordo com as normas estabelecidas no Estatuto da Entidade.
De acordo com o edital, a eleição acontecerá no dia 30 de agosto de 2022, e o período de inscrição das chapas corresponde de 27 de julho a 15 de agosto, totalizando 15 dias úteis. A Comissão Eleitoral fica responsável pela publicação de todas as chapas registradas e da nominata do Conselho Fiscal dentro de 5 dias úteis após os prazos de registro.
A Diretoria deve ser composta por 17 membros titulares e 01 membro suplente, de acordo com o Art.º 28 do Estatuto. Não será aceito o registro da chapa que não contenha candidatos suficientes para o preenchimento de todas as vagas previstas. A chapa eleita será aquela que obtiver a maioria simples dos votos atribuídos às chapas.
O Conselho Fiscal é composto por 03 membros efetivos e 03 suplentes, eleitos em processo eleitoral direto, com votação nominal e na forma prevista no Estatuto da Entidade, com mandato de três anos. Serão eleitos os três candidatos mais votados, e os três subsequentes como suplentes.
Poderão votar os filiados que estejam em dia com a contribuição financeira e sem inadimplência de qualquer natureza para com o sindicato, até 30 dias corridos antes do processo eleitoral, que tenham se filiado dia 29 de julho de 2022.
Confira como é possível se filiar aqui.
Finalizada a votação, será realizada Assembléia Eleitoral Pública na sede do SINTUFSC para divulgação do resultado, em formato híbrido. No dia 30 de agosto o resultado será divulgado.
Leia também: [Notícia] TAEs da UFSC convidam trabalhadores de todas as instituições federais a construir uma Greve Nacional
No atual acirramento da conjuntura, é fundamental que a direção sindical assuma o caminho de radicalidade nas lutas e que esteja consciente das grandes tarefas que terá pela frente, bem como disputas que deverão ser travadas com a categoria, inclusive pela própria existência da universidade pública e da carreira dos TAES; disputas que não se restringem apenas às questões pontuais, mas dizem respeito à solidariedade com toda a classe trabalhadora que é espoliada brutalmente dia após dia em suas condições de vida.
Um sindicato de fato comprometido e combativo não deve ser uma associação meramente recreativa e que “gerencia” a crise, mas sim um instrumento que deve servir às lutas da classe, preocupado em mobilizar politicamente e com disposição para construir um novo projeto de existência para a classe.
Leia mais: Eleição SINTUFSC: O que esperamos de um Sindicato de trabalhadores da UFSC?
O Jornal UFSC à Esquerda tentou contato com a comissão eleitoral, mas ainda não obteve retorno. Sendo assim, até o momento da publicação não há notícias sobre possíveis debates e sobre o formato da votação. Com a resposta da comissão, a matéria será atualizada.
Datas importantes:
15/08: Prazo para inscrição das chapas.
30/08: Votação.