Júlia Vendrami – Redação UFSC à Esquerda – 12/08/2022
A estudante de filosofia que havia sido detida pela Polícia Militar (PM) e levada ao presídio foi liberada na tarde dessa sexta-feira (12) após a audiência de custódia. Ela foi detida durante o ato de rua realizado em Florianópolis contra as ameaças golpistas de Bolsonaro, na noite de ontem, 11 de agosto.
O UFSC à Esquerda acompanhou a vigília em defesa da estudante. A vigília aconteceu em frente à Central de Plantão Policial, ao lado da penitenciária na Trindade. Veja os materiais produzidos pela cobertura UFSC à Esquerda durante a vigília:
10:20 Diversas pessoas se encontram reunidas em frente à Central de Plantão Policial para exigir a soltura da estudante presa na manifestação que ocorreu ontem em Florianópolis. Segundo os presentes, a estudante está sendo acusada de agressão, desacato, tentativa de fuga e resistência à prisão. A acusação de agressão supostamente seria devido a uma mordida dada pela estudante a um policial. Segundo os presentes no ato de prisão, isso não seria possível, pois a estudante estava de máscara durante a detenção. A audiência ocorrerá às 14h no Fórum, de forma online.
12:00 Mateus, estudante de filosofia da UFSC, relata sobre sua colega presa ontem durante a manifestação. Ele relata o histórico engajado da estudante, que participou de diversas lutas, desde quando era secundarista. Ele manifesta sua revolta frente à injustiça cometida contra a estudante e presta solidariedade a ela.
12:30 Houve produção de uma faixa para prestar solidariedade à estudante detida. A concentração segue ocorrendo em frente à CPP. Aguardamos a audiência de custódia que deve ocorrer às 14h.
13:23 Segundo informações da advogada da estudante, a audiência de custódia está iniciando agora, de forma online.
13:40 Segundo informações passadas pela advogada, a audiência se encerrou e o alvará de soltura será emitido. Os trâmites devem levar cerca de duas horas para a estudante ser liberada.
14:45 Segundo a advogada do caso, “a Estudante presa no ato de ontem, 11 de agosto, participou da Audiência de Custódia agora às 13h15, será liberada mediante Alvará de Soltura. O Juiz da 2ª Vara Criminal da Capital/SC, homologou o auto de prisão em flagrante, por não verificar quaisquer ilegalidades no ato, contudo, acompanhou o parecer do Ministério Público e da Defesa, de que não haveria justificativas para conversão do flagrante em prisão provisória, por ser Estudante, ter residência fixa e bons antecedentes. Assim, ficou como única condição a manutenção de seu endereço atualizado no processo. A Vice Reitora da UFSC, Profa Dra Joana Célia dos Passos, acompanhou a audiência.”
15:30 Manifestantes em vigília continuam aguardando a liberação da estudante detida. Segundo informações prestadas aos manifestantes por um dos advogados, ela será liberada em breve.
15:40 A estudante que havia sido detida foi liberada e recepcionada com muito carinho pelos colegas e manifestantes presentes em frente à penitenciária.
16:00 O advogado Rodney falou ao UFSC à Esquerda que foi uma importante vitória terem conseguido a liberação da estudante para responder em liberdade. Alguns dos argumentos utilizados na audiência de custódia foram que ela não possui antecedentes criminais, é estudante, e tem endereço fixo. Porém, ela ainda responderá criminalmente o processo. Pelo que foi acordado na audiência de custódia, ela precisa manter seu endereço atualizado. Rodney é um dos advogados que se propôs a continuar acompanhando o caso pro bono, ou seja, sem custo para a estudante.
Acompanhe o jornal UFSC à Esquerda pelo canal do Telegram para ter acesso às coberturas em tempo real. Continuaremos acompanhando esse caso e outros atentados ao direito de manifestação que ocorrem em Florianópolis. Apoie a mídia independente, compartilhe com os devidos créditos.