Mariana Nascimento – Redação UFSC à Esquerda
Amanhã, dia 30 de agosto, está convocada uma Assembleia Geral Extraordinária a partir das 13h30 em frente ao prédio da Reitoria na praça da cidadania. Como pauta, a Assembleia encaminhará sobre a homologação do processo eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (SINTUFSC), também será discutido sobre a eleição do Conselho Fiscal, o qual não houve inscritos.
À do sindicato, apenas uma chapa se inscreveu no último dia 15 de agosto, a chapa “TAE’s em luta”. Em publicação no site do SINTUFSC, há informação de que foi definido pela comissão eleitoral, atual direção do SINTUFSC e a chapa concorre que, por ser chapa única, a eleição não terá votação em urna como tradicionalmente acontece, mas sim aclamação na assembleia de amanhã.
Pouco antes do início da assembleia, às 13h, também na praça da Cidadania em frente a Reitoria, acontecerá a inauguração do Monumento Memorial às Vítimas da COVID-19, a obra é da artista plástica Cristina Oliveira, intitulada “O silêncio do tempo”. De acordo com o SINTUFSC a obra tem como “objetivo de registrar no espaço físico da universidade todo o sentimento de luto, perda, respeito e saudade típicos deste momento histórico, e valorizar a participação imprescindível da ciência e da universidade na superação dessas mazelas”.