[Notícia] Assembleias estudantis discutem a situação política e orçamentária da UFSC

Morgana Martins – Redação UFSC à Esquerda – 14/10/2022

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) Luís Travassos convocou para hoje às 17h30 uma Assembleia Geral dos Estudantes da UFSC, que irá ocorrer no Hall da Reitoria. A Assembleia Geral tem duas pautas programadas: discutir a mobilização do dia 18 de outubro, chamada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e outras entidades estudantis; e o segundo turno das eleições, que ocorrerá no final do mês de outubro.

No dia 06 de outubro a UNE junto de entidades nacionais representativas dos estudantes e trabalhadores da educação convocaram um ato para nacional para o dia 18 de outubro com o objetivo de lutar contra o contingenciamento nas universidades. Junto disso, foi lançado um calendário de lutas contra o confisco, em que de 10 a 17 de outubro, serão realizadas assembleias de organização dos atos, panfletagens, agitação e esquentas para no dia 18 ocuparmos as ruas de todo o Brasil!

Na próxima quinta-feira, serão os pós-graduandos da UFSC que farão uma assembleia para discutir a situação de nossa universidade. A Associação de Pós-Graduandos (APG) convocou hoje uma assembleia para o dia 20/10/2022 às 18h, com as seguintes pautas:

1. A regulamentação do ensino remoto como prática aceita em qualquer disciplina de qualquer um dos programas de Pós-Graduação da UFSC, a implicar a falta de rigor científico e caráter experimental de sua implementação;

2. Cortes orçamentários que afetam as instituições de ensino superior, a implicar em dificuldades de gestão de seu espaço físico e serviços oferecidos, tais como a iminente dispensa dos trabalhadores terceirizados e o risco de aumento de preço e quiçá fechamento do restaurante universitário (RU).

Reiteramos a importância do acontecimento de assembleias e juntamos ao chamado aos estudantes da UFSC a discutir o futuro das universidades do país. A falta de orçamento para as universidades é apenas uma das lutas a serem travadas pelos estudantes, e na UFSC essa é uma questão pulsante, pois na audiência que ocorreu na última segunda-feira (10), a Secretaria de Planejamento e Orçamento (SEPLAN) apresentou à comunidade universitária que falta dinheiro para nossa universidade continuar funcionando. 

Leia o texto na íntegra sobre a falta de orçamento da UFSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *