Bom dia leitores do UFSC à esquerda, confiram o que acontece na UFSC nesta sexta-feira
Ontem foi um dia de intensas mobilizações na UFSC, com barricadas e paralização das atividades no campus da Trindade e mobilizações no campus de Araranguá. Os atos aconteceram por causa dos cortes que mais uma vez foram impostos às Universidade Federais, e também por causa do corte nas bolsas de pesquisa da CAPES.
Na tarde de ontem o Ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou no Twitter que serão restituídos R$ 460 milhões para despesas discricionárias da educação, o valor corresponde a um terço do que foi cortado no último dia 30. Ele afirma que as bolsas CAPES serão pagas, bem como outras modalidades de bolsa.
Apesar disso, a situação das universidades ainda é extremamente dramática, com risco de fechamento dos RUs e sem dinheiro para realizar manutenções básicas, pagamento de contas correntes e outros custos essenciais para o seu funcionamento.
Hoje não há expediente na UFSC e as aulas de todos os turnos podem ser dispensadas devido ao jogo do Brasil na Copa às 12h. Neste final de semana ocorrerá o vestibular unificado UFSC/IFSC 2023.
O Acontece na UFSC é nosso boletim das manhãs de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: ufscaesquerda@gmail.com