Foto: Edson de Pierri; reprodução do perfil no facebook do candidato
Redação UàE – 05/03/2018
O professor Edson Roberto De Pieri é um dos três candidatos ao cargo de Reitor da UFSC. Segundo a Comissão eleitoral da UFSC (COMELEUFSC), o primeiro turno da consulta à comunidade universitária vai acontecer no dia 28 de março e o segundo turno, se necessário, será dia 11 de abril. Os candidatos Irineu Manoel de Souza (nº 80) e Edson De Pieri (nº 57) concorreram na eleição de 2015, ao contrário de Ubaldo Cesar Balthazar (nº 52) que disputa, pela primeira vez, o cargo máximo nessa instituição.
Edson Roberto De Pieri é formado em matemática e estatística com mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutorado em “Automatique Et Traitement Du Signal”, De Pieri é professor adjunto na UFSC desde 1992 e pesquisas as áreas de Robótica, Teoria de Controle, Sistemas Não Lineares e Sistemas Mecatrônicos. De Pieri já foi coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica da UFSC, vice diretor do Centro Tecnológico da UFSC (CTC) e, atualmente, é diretor do CTC, cargo que assumiu em 2016, e atua como professor titular no mesmo centro, desde 2014. Além disso, é bolsista de Produtividade do CNPq.
Candidato a Reitor pela chapa “UFSC de Verdade”, De Pieri disputa pela segunda vez o cargo na UFSC. Em 2015, Edson ficou em segundo lugar na disputa acirrada do segundo turno. A chapa formada por Luis Carlos Cancellier e Alacoque Lorenzini venceu por 47,42% dos votos, enquanto a chapa de Edson De Pieri e Carlos Alberto Marques conseguiu 46,06%. Na última eleição houveram 13.926 votos válidos, 10.184 de estudantes, 1.738 de professores e 2.004 de servidores técnico-administrativos em educação. Na ocasião, De Pieri conquistou a maioria dos estudantes (50,14% dos votos) e dos professores (57,47%). Mas, entre os TAES, Edson conquistou apenas 30,53%.
O jornal UàE se/guirá buscando novas informações sobre as candidaturas e a eleição a Reitor da UFSC. Continue nos acompanhando.