Maria Fernandez – Redação UàE – 02/04/2018
Após denúncia de estupro feita por aluna da FAED/UDESC (Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina) em fevereiro deste ano, outros casos de abuso e assédio envolvendo o mesmo professor vieram à tona. Foram mais de 15 denúncias encaminhadas para a procuradoria da UDESC.
O Diretório Acadêmico Oito de Maio – DAOM/ Gestão SANKOFA acolheu denúncias e encaminhou à Direção Geral da UDESC para serem investigadas. Além disso, os estudantes realizaram assembleia para discutir o caso e pensar ações. Ações de denúncia por meio de cartazes espalhados pelo campus visam expor o abusador e garantir a segurança de quem denuncia.
A UDESC se manifestou oficialmente em nota emitida dia 21/03/2018 em que afirma ter encaminhado à Procuradoria Geral do Estado (PGE/SC) processo para a abertura de sindicância interna contra o professor.
No âmbito criminal, além da denúncia de estupro, pelo menos outras sete alunas procuraram a polícia para relatar casos de assédio sexual. O caso de estupro é investigado em Palhoça, pois teria ocorrido na casa do acusado. Os demais casos teriam ocorrido na UDESC no Itacurubi e são investigados na Capital, seis casos são investigados no mesmo inquérito e o professor deve ser o último a ser ouvido pelo delegado Paulo de Deus. A defesa do professor de história nega os crimes. O professor pediu afastamento médico por 30dias.
As denúncias de abuso sexual são comumente desmerecidas e encontram ouvidos moucos na maioria dos casos. É importante quebrar com esse silêncio institucional e garantir que o processo prossiga com segurança para as alunas que tem coragem de denunciar. Colocar panos quente não é maneira de superar as relações violentes que estão presentes em todos os contextos sociais. É preciso olhar de frente para este problema. Solidariedade às mulheres, esperamos que o caso seja apurado com seriedade.
Nota oficial da UDESC sobre o caso: http://www.udesc.br/noticia/nota_oficial_-_caso_que_envolve_professor_da_udesc_e_encaminhado_a_pge_sc