Luiz Costa – Redação UàE – 29/05/2018
Reunidos em assembleia no dia de hoje (29) às 8:30h, os trabalhadores do transporte público de Florianópolis decidiram paralisar parcialmente os serviços de transporte público na capital catarinense. As paralisações aconteceram em diversos horários na terça e quarta-feira desta semana.
A assembleia foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Florianópolis (Sintraturb). O serviço de transporte já havia sido paralisado às 8h para que os trabalhadores pudessem se reunir em assembleia às 8:30h.
Segundo deliberado, o transporte funcionará parcialmente nos próximos dois dias, mas na quarta-feira o mesmo deve funcionar com 100% da frota. O transporte volta a operar com horários de sábado a partir das 11h de hoje. Às 14h o transporte volta a paralisar completamente e retorna o funcionamento com horário de sábado às 17h até o fim do dia.
Na quarta-feira (30), o transporte público será paralisado às 8h e retornará o funcionamento às 11h, mas desta vez com horários de dias úteis. Na tarde de quarta-feira, o transporte deixará de funcionar entre 14h às 17h. A partir das 20h o transporte ficará paralisado.
A paralisação é em apoio aos caminhoneiros em greve há oito dias e um protesto ao funcionamento do transporte público em horário de sábado durante todo o dia. Para Deonísio Linder, dirigente do Sintraturb, “não dá para a população ficar sendo transportada com horário de sábado, com os ônibus superlotados, onde cinco ou seis horários tem que caber dentro de um horário só”.
Para o sindicato, é o momento também para discutir as reivindicações da data-base da categoria.
Segundo o CBN Diário, uma proposta de paralisação parcial semelhante à aprovada em assembleia, foi feita pelo prefeito Gean Loureiro, por telefone, ao presidente do Sintraturb.