Cartaz de divulgação do III Encontro Nacional de Educação
Imagem: Cartaz de divulgação do III Encontro Nacional de Educação/Comunicação ENE

[Notícia] Etapa estadual do Encontro Nacional da Educação acontece nesta sexta-feira e sábado

Imagem: Cartaz de divulgação do III Encontro Nacional de Educação

Ana Zandoná – Redação UàE – 12/06/2018

Na sexta-feira e sábado desta semana, dia 15 e 16, acontece o Pré-ENE, etapa do Encontro Nacional da Educação que acontece em Florianópolis. O encontro visa proporcionar o debate em nível estadual antes da fase nacional.

Segundo Ana Bezerra, uma das organizadoras do evento e estudante de pedagogia na UFSC, “trata-se de um pré-evento destinado a discutir, planejar e debater sobre os rumos da educação no nosso país. Aquilo que for discutido nesse encontro será levado para o III Encontro Nacional da Educação”. A etapa nacional acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de abril de 2019.

O objetivo do encontro, para Ana, é propiciar uma “articulação da luta por uma educação pública, laica, gratuita e de qualidade no Brasil”. Por isso, o evento é aberto e gratuito. Além disso, serão emitidos certificados de 20h, basta fazer a inscrição até quinta-feira (14) clicando aqui.

“O Pré-ENE está sendo organizado pela Coordenação Estadual em Defesa da Educação Pública e Gratuita (fb.com/coordsc), composta por entidades como o ANDES UFSC, o SINTE São José, o SINTE Regional de Itajaí, o SINASEFE IFSC, o SINASEFE Litoral, a UFES, a APRUDESC, o MNCR, CSP Conlutas, a APG, além dos centros acadêmicos CALPe, CALISS, CALH, CALCS, bem como o DCE e as executivas ENESSO e EXNEEF”, complementa a estudante.

Construção do Pré-ENE

A mobilização para construir essa etapa do encontro começou em abril. “Desde então temos nos reunido e debatido a organização do evento. A partir do dia 21 de maio começamos a divulgar o nosso encontro estadual e até agora contamos com 293 inscritos, dentre eles 72% estudantes, 20% professores e 8% de outras atuações profissionais. Temos inscritos de vários municípios do estado de Santa Catarina, além da Grande Florianópolis, como Joinville, Araranguá, Criciúma, Laguna, Blumenau, Balneario Gaivota, Orleans, São Francisco do Sul e Jaraguá. Além dessas cidades de origem, temos inscritos também de outros estados como Pará, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul”, de acordo com Ana.

Os organizadores salientam que o evento visou acolher pessoas de fora da capital, que precisassem de alimentação e alojamento, assim como pessoas acompanhadas de crianças. Para Ana, “o evento conta também com a disponibilização de recursos de acessibilidade, mediante solicitação via formulário de inscrição, sendo assim um evento que busca dar acesso à diversos públicos”.

No dia 26/05 ocorreu a etapa local em Joinville. “Apesar com toda dificuldade de transporte, dado o período de greve dos caminhoneiros, [o evento] contou com a presença de 30 pessoas e teve um debate muito rico”, afirma a estudante.

Quanto à programação do Pré-ENE, segue: Dia 15/06 sexta-feira: – das 14h às 18h no auditório do EFI: Oficina de análise documental de políticas educacionais com as professoras Olinda Evangelista e Eneida Shiroma, ambas da UFSC; – das 19h às 22h no auditório do EFI: Mesa de abertura com fala representando a juventude (Camila Casarotto e Ana Luzia) e Conferência “ A luta pela educação pública no Brasil” trazendo a conjuntura pela professora Marina Barbosa Pinto da UFJF.

Dia 16/06 sábado: – das 08h30 às 12h em salas do CSE: Grupos de trabalho (GTs); – das 14h às 18h no auditório do CSE: Plenária final

De acordo com a estudante e organizadora do evento, em decorrência do informe de adiamento do III ENE (Encontro Nacional de Educação), de agosto de 2018 para os dias 12, 13 e 14 de abril de 2019, feito pela Coordenação Nacional das Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (CONEDEPE), “a Coordenação Estadual entendeu que nossa etapa estadual deixou de ter caráter encaminhativo para ser formativo, pois no intervalo de 10 meses entre nosso encontro preparatório a nível estadual e o encontro nacional, certamente novas demandas surgirão para serem debatidas, o que possivelmente fará com que convoquemos todos os participantes desta etapa para uma plenária final mais próxima ao evento nacional. Sendo assim, na tarde de sábado dia 16/06/2018, o objetivo da plenária foi alterado para o aprofundamento do debate com foco nas questões organizativas para as lutas em defesa da educação pública em Santa Catarina e aprovação de um documento político final, ao invés de encaminhamentos para o ENE nacional.”

Para que esse caráter formativo seja então colocado em prática, “os GTs (Grupos de Trabalho) que antes estavam previstos para serem divididos em seis para cada um debater diferentes eixos, passarão a ter caráter de aprofundamento do debate de conjuntura, localizando as questões pertinentes às lutas em defesa da educação pública. Assim, todos os GTs funcionarão com o mesmo formato, não mais com temas diferentes entre si e sim iniciando com a leitura da síntese dos últimos ENEs presentes na Cartilha do I ENE, no Relatório Final e na Declaração Política do II ENE (enviados aos inscritos para estudo prévio) e abrindo para debate, a partir dos elementos que surgirão com base nas atividades do dia anterior, em especial na mesa de abertura e conferência.”, como afirma, novamente, Ana Bezerra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *