[Notícia] EFoP abre novas inscrições para o Grupo de Estudos de Teoria Marxista da Dependência

Morgana Martins – Redação UàE – 31/08/2018

O Grupo de Estudos de Teoria Marxista da Dependência organizado pela Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora – Vânia Bambirra (EFoP) está no seu segundo semestre e selecionará até cinco novos membros para o 2º semestre de 2018.

O GE-TMD tem caráter permanente, ou seja, acontecerá por um grande período de tempo, e busca compreender as sociedades dependes a partir da Teoria do Valor, tendo com base o pensador marxista Ruy Mauro Marini. No primeiro semestre foi discutido texto “A dialética da dependência” do próprio Marini, estudando seus capítulos de forma minuciosa, e neste semestre será estudado o livro “Sociedade de classes e subdesenvolvimento” de Florestan Fernandes.

Para este semestre serão selecionadas mais cinco pessoas, tendo como requisitos obrigatórios:

1. Estudo da obra “A dialética da dependência” de Ruy Mauro Marini (ou participação no curso de “Introdução à Teoria Marxista da Dependência” realizado pela EFoP, CALPSI ou CAFIL).

2. Estudo do primeiro capítulo da obra “Sociedade de Classes e Subdesenvolvimento” de Florestan Fernandes, intitulado “Capítulo I – Sociedade de Classes e Subdesenvolvimento”.

3. Disponibilidade de participação em todas as reuniões obrigatórias nas terças-feiras das 19h00 às 21h00.

Observações: Não é imprescindível ter conhecimentos aprofundados sobre o marxismo, a economia política, o marxismo ou a teoria marxista da dependência, desde que as pessoas inscritas tenham disposição de realizar as leituras obrigatórias indicadas anteriormente.

As inscrições poderão ser feitas até amanhã, dia 07 de setembro, e os resultados sairão no dia 10 de setembro, sendo a primeira reunião no dia 18 de setembro. As inscrições podem ser realizadas através do site: https://www.efopvaniabambirra.com.br/events/candidaturas-para-o-2-semestre-do-grupo-de-estudos-de-tmd.

]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *