Morgana Martins – Redação UàE – 05/10/2018
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) entregou, nessa semana de primeiro turno das eleições, aos candidatos à Presidência da República o documento intitulado “O desafio de posicionar o Brasil na rota do desenvolvimento” ¹. O documento trata de uma análise da situação do país e propõe saídas para diversos setores, como do meio ambiente, da indústria, da segurança pública e do comércio exterior.
O eixo principal do documento é debater o redirecionando a economia brasileira para uma rota de crescimento sustentável. Porém, para que seja possível botar em prática isso que preveem, é preciso que aumente o investimento para 22% do PIB e o aumento da atividade da indústria – por isso também é que precisa realizar um debate com os presidenciáveis, ver de qual lado as federações industriais estarão nessa eleição.
O documento apresentado por José Ricardo Roriz Coelho, presidente tanto da Fiesp quanto da Ciesp, trata, logo no início, de que “O Brasil precisa de um Estado eficiente e enxuto, que não asfixie o setor privado, comprometido com o equilíbrio fiscal, provendo boa qualidade de serviços e regulações claras, proporcionando um ambiente de negócios que atraia investimentos e promova a inovação e o empreendedorismo.”. Ideia que se aproxima de propostas de candidatos como Álvaro dias (PODEMOS), Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSL), João Amôedo (Novo) e José Maria Eymael (DC).
É importante continuar acompanhando movimentações como essa, pois, demonstram como as eleições presidenciais têm seu caráter definido por outros setores que não somente partidos políticos e posições pessoais, mas dependem, amplamente, das propostas dos setores industriais, financeiros, agrícolas, entre outros.
¹ http://hotsite.fiesp.com.br/downloads/decomtec/20180928/PROJETO-AGENDA-WEB.pdf