Morgana Martins – Redação UàE – 03/11/2018
Na quinta-feira (1º), ocorria na Universidade Federal de Santa Catarina um evento de roda de samba, atividade cultural corriqueira na universidade, a qual acabou de forma violenta na madrugada de sexta-feira (2), quando a Polícia Militar entrou no campus atirando com balas de borracha, spray de pimenta e jogando os carros em cima das pessoas que corriam na tentativa de sair do local.
Segundo os relatos, a festa já estava no fim e os estudantes estavam saindo do local, em torno da 1 hora da manhã, quando foram surpreendidos pela entrada da PM no campus, próximo ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Além disso, havia um grupo de policiais próximos ao Colégio Aplicação posicionado para atirar nos estudantes que estavam buscando uma saída do local.
Várias das festas que ocorreram nesses últimos meses da UFSC tem acabado dessa forma – com abuso de violência, dispersão forçada e tiros na direção dos estudantes. Porém, segundo os estudantes lá presentes, a polícia entrou muito mais cedo do que as outras vezes e gritavam que agora iniciou uma “nova era”, enquanto gritavam frases favoráveis ao Bolsonaro.
Segue um dos relatos que recebemos:
Ontem estava rolando um “samba da geografia” no CFH organizado por estudantes. Por volta da 1:00h da manhã três viaturas da PM entraram no campus e começara a jogar spray de pimenta e bala de borracha em cima de todo mundo. Foi um terror. Os policiais apontavam as armas para os rostos e corpos dos estudantes. Além disso estavam fazendo “zerinho” com os carros e os jogando para cima dos estudantes.
Depois que conseguimos sair da UFSC vários estudantes estavam em choque, chorando, alguns machucados porque caíram no chão.
Independente da legalidade ou não de algumas festas da UFSC, a ação foi totalmente desmedida. Todos os estudantes já estavam saindo do CFH e indo continuar o samba em outro local, fora da UFSC. A ação da Polícia Militar foi abusiva e feita para instaurar um clima de horror e de pânico.
Diante do ocorrido, a Administração Central emitiu uma nota¹, informando que “Esse tipo de situação tem ocorrido e levou, inclusive, a uma ação conjunta das polícias Militar e Civil, MPE e UFSC, a fim de buscar soluções entre todos os setores envolvidos” e que “Em situações em que haja ameaça à integridade física e ao patrimônio, as forças de segurança agem nos limites de suas atribuições”.
Seguiremos apurando as informações sobre o ocorrido.
¹ https://noticias.ufsc.br/2018/11/administracao-central-emite-nota-sobre-tumulto-na-madrugada-de-sexta-feira-2-de-novembro/