Ana Zandoná – Redação UàE – 26/12/2018
Trabalhadores e trabalhadoras contratados em regime de terceirização da Universidade Federal de Santa Catarina passaram o natal desse ano sem receber o seu décimo terceiro por parte de suas contratantes. Os pagamentos deveriam ser realizados até o dia 20 de Dezembro deste ano, entretanto, as empresas responsáveis pelos funcionários que realizam serviços básicos da Universidade, como limpeza e recepção, entre outros, não haviam realizado os pagamentos até a manhã desta quarta-feira, dia 26. Foi possível apurar que uma das empresas envolvidas trata-se da Provac.
Os trabalhadores que procuraram suas empresas para saber sobre seu pagamento tiveram como justificativa problemas com suas contas pessoais ou no sistema da empresa, entretanto, há relatos também de casos de ligações de funcionários em busca de esclarecimentos que não estavam sendo atendidas. Somente ao conversarem entre si foi possível que trabalhadores pudessem constatar que nenhum deles havia recebido o montante ao qual têm direito.
Os funcionários ameaçaram que não viriam ao trabalho no dia 26 sem o pagamento do décimo terceiro e que iriam realizar uma movimentação em frente à Reitoria da Universidade. Na manhã do dia 26 houveram faltas, trabalhadores que se reuniram em frente ao prédio da reitoria e em frente a outros locais onde estão alocados para trabalhar na Universidade, sem realizar suas atividades e cobrando esclarecimentos a respeito dos pagamentos. De acordo com alguns funcionários, os pagamentos começaram a serem realizados a partir das 11 horas da manhã da presente data.
Leia também: [Notícia] Aumento do preço de passes dos Servidores Terceirizados no Restaurante Universitário