Beatriz Costa – Redação UàE – 09/07/2019
Aldeia Pataxó na cidade de São Joaquim das Bicas, município atingido pelo crime da Vale em Brumadinho (MG), sofreu um incêndio criminoso neste final de semana, entre os dias 6 e 7 de julho. Além do incêndio, cinco homens entraram encapuzados na aldeia e atiraram para o alto, como forma de intimidação e ameaça aos indígenas.
O incêndio que atingiu a reserva ao redor da aldeia Naô Xohã foi contido pelo Corpo de Bombeiros e ninguém se feriu. O Ministério Público foi acionado imediatamente e segue investigando o crime. A ação criminosa preocupa os moradores e a população da região atingida pelo crime da Vale, pela tentativa de ameaça e intimidação à comunidade Pataxó.
A aldeia Naô Xohã fica na fazenda que pertence à MMX, empresa de Eike Batista, ocupada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desde julho de 2017 e dividido com os indígenas. De acordo com o movimento, o local estava abandonado depois de ter sofrido crimes ambientais devido à exploração mineral desordenada.
A área da aldeia é de aproximadamente 370 hectares quase totalmente cobertas por Mata Atlântica, com presença de flora e fauna silvestre. A Funai já está em contato com as lideranças indígenas locais para garantir o apoio.
Informações: Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).