Foto: Assembléia Estudantil da Pedagogia que deflagrou greve. UFSC à Esquerda
Clara Fernandez – Redação UàE – 12/09/2019
A partir do indicativo de greve aprovado na Assembleia da Comunidade Universitária da UFSC no dia 02 de Setembro, a categoria estudantil foi a primeira a deflagrar greve essa semana, em assembleia da graduação no dia 10 e da pós-graduação no dia 11. As demais categorias ainda se encontram em processo de mobilização para a greve: hoje ocorre a assembleia dos Técnicos Administrativos em Educação, às 14h e os docentes terão assembleia na próxima semana.
Em meio a este contexto, os docentes e coordenação do curso de Pedagogia da UFSC estão manifestando apoio público à greve estudantil na Universidade, confira abaixo a nota elaborada e publicizada no site do curso e outras mídias:
NOTA DE APOIO AOS ESTUDANTES EM GREVE NA UFSC
As/os professoras/es e a coordenação do Curso de Pedagogia, reunidos no dia 11 de setembro de 2019, manifestam seu apoio aos estudantes da Pedagogia e demais discentes da UFSC em greve. Mais que apoio, reconhecemos que a mobilização é legítima e absolutamente necessária em face da gravidade das ações e propostas do Governo Federal para as Instituições Federais de Ensino. A pauta da greve estudantil, com destaque para a reversão dos cortes nas universidades públicas e contra o projeto “Future-se!”, é também uma reivindicação de docentes, pois tais medidas comprometem seriamente a educação superior pública e de qualidade, jogando a Universidade nas mãos da iniciativa privada, dos interesses imediatos do mercado, a uma perspectiva restrita de formação humana, de pesquisa e de ciência. A redução dos gastos com educação básica e superior não se justifica num país que, de um lado, gasta a maior parte de seus recursos no pagamento de uma dívida pública que necessita ser auditada e, de outro, perdoa dívidas altíssimas de grandes empresários, em outras palavras, nos referimos a isenções fiscais. Retirar o apoio estatal à pesquisa e à ciência é condenar nosso país à subalternidade internacional. Os estudantes da UFSC em greve dão aula de cidadania, de democracia e de projeto de Universidade e de país. O futuro pertence a quem luta e aqueles que respeitam, protegem e ampliam os bens coletivos.
Não ao Future-se!
Pela reversão dos Cortes a Instituições Federais de Ensino!
Todo apoio aos estudantes em greve!
Viva a Educação e a Universidade Pública!
Florianópolis, 11 de setembro de 2019.
Coordenação de Curso e docentes da Graduação em Pedagogia