Foto: Assembleia dos estudantes de arquitetura em 2019, que deflagrou greve contra o Future-se – UFSC à Esquerda
Maria Luisa Moreira – Redação UàE – 28/08/2020
Depois de dois anos da mesma gestão no Centro Acadêmico Livre de Arquitetura (CALA), os estudantes convocaram em assembleia um novo processo eleitoral para acontecer entre agosto e setembro. A última gestão do CALA, 79, teve seu período prorrogado durante a greve estudantil de 2019 contra o programa Future-se e, novamente, no início do ano, por conta do isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus.
O processo eleitoral teve início no dia 11 de agosto e a inscrição de chapas poderia ser feita até 04 de setembro, com a data limite de divulgação das campanhas no dia 06 de setembro. Entretanto, os estudantes envolvidos na formação de chapa perceberam a dificuldade de realizar um processo eleitoral com adesão cotidiana pela falta de convívio na universidade e por conta de um desgaste muito maior nas discussões pelo computador.
A pedido destes estudantes, o calendário foi adiado uma semana pela comissão eleitoral e a data limite de inscrição de chapas é dia 11 de setembro, com as campanhas podendo durar até dia 13 de setembro. As eleições estão marcadas para os dias 17 e 18 de setembro.
Os estudantes de Arquitetura discutiram em assembleia o desafio que decidiram enfrentar para renovar o Centro Acadêmico neste momento de isolamento social. Foi encaminhado da discussão a necessidade de se garantir adesão da maioria dos estudantes do curso no processo eleitoral e assegurar o voto secreto nas plataformas digitais.