Lara Albuquerque – Texto orginalmente publicado em Universidade à Esquerda
Amanhã, terça-feira dia 05 de abril às 19h, acontece o debate ‘A emergência e permanência da crise urbana e ambiental’, organizado pela Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora – Vânia Bambirra com o convidado Cláudio Ribeiro, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ e colunista de nosso jornal, Universidade à Esquerda. Inscreva-se no site da EFOP e assista ao debate no canal do YouTube da Escola.
Nossa classe experiência inúmeras catástrofes. Moradias, bairros, cidades inteiras e vidas de milhares de trabalhadores somem diante de nossos olhos dia após dia, seja com deslizamento de terras, enchentes e/ou rupturas de barragens com pouca ou nenhuma manutenção. São eventos que poderiam ser evitados, fosse nossa sociedade de fato organizada pelos interesses das maiorias e não pelos interesses dos capitais que estão diretamente ligados a cada um desses acontecimentos. Os mesmos capitais que se ligam à mídia burguesa que caracterizam todos estes acontecimentos como desastres “naturais”, “ambientais”. Porém não há nada de natural ocorrendo quando massas de trabalhadores são expulsos das cidades e são forçados a ocuparem áreas de risco, sem saneamento básico, e em condições precárias de vida, moradia, trabalho e estudo. Não há nada de natural quando trabalhadores são soterrados em lama.
É urgente que se interrompa a lógica de que essas tragédias são “naturais” ou “ambientais”, como se fossem inevitáveis e meros acasos. Como se não fossem consequências da forma de organizar a vida no capitalismo. A forma que se dá a urbanização atualmente deve ser revertida e transformada, para que se possa morar e viver com segurança e dignidade.
Para compreender este processo e os motivos de sua manutenção a EFOP organiza este debate com o professor Cláudio Ribeiro. Cláudio é professor da FAU-UFRJ (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) onde atua com ensino de urbanismo, meio ambiente e história da cidade na graduação e no Programa de Pós-graduação em Urbanismo – PROURB/FAU/UFRJ. É pesquisador do Laboratório de Direito e Urbanismo e participa do coletivo PERIFAU. Foi presidente da seção sindical do Andes-SN na UFRJ, a Adufrj-ssind de 2013 a 2015, e integrou a diretoria nacional deste sindicato de 2016 a 2018.
Inscreva-se e participe do debate amanhã (05/04) às 19h. Contamos com sua participação!