Acontece na UFSC, 12 de agosto

No dia de ontem, em que se comemora o dia do estudante, as ruas de todo Brasil foram tomadas por atos contra o golpismo bolsonarista. Em Florianópolis, o ato percorreu as ruas do centro e foi marcado pela truculência policial.  A polícia militar deteve uma estudante do curso de filosofia da UFSC.

Muitas pessoas permaneceram próximas à estudante para acompanhar o que estava ocorrendo e pressionar pela sua soltura, mesmo com parte do ato prosseguindo por indicação dos organizadores. Então a polícia usou cacetetes e atirou balas de borracha diversas vezes contra os manifestantes, além de usar a cavalaria para dispersar as pessoas. Pelo menos um manifestante foi atingido com uma bala de borracha no pé.

A manifestante detida foi levada para a 5ª DP, no bairro Trindade. Depois, ela foi encaminhada para o presídio feminino. A polícia alega que ela teria pichado durante o ato e que teria mordido um policial. Por isso ela não poderia sair mediante o pagamento de fiança.

O movimento estudantil convocou todos para estarem hoje de manhã fazendo pressão pela soltura da estudante, em frente à Central de Plantão Policial, ao lado da penitenciária na rua Lauro Linhares. A audiência de custódia será às 14h e a advogada popular Daniela Félix está acompanhando o caso.

Nesse tipo de situação, de detenção de manifestantes, é importante a pressão popular para que o juiz declare a prisão ilegal ou converta a prisão preventiva em outra medida cautelar. Desta forma a estudante poderia ser liberada após a audiência de custódia.

O Acontece na UFSC é nosso boletim das manhãs de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: ufscaesquerda@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *