Acontece na UFSC, 24 de março

O Quilombo Vidal Martins, localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, pode sofrer reintegração de posse. Movimentos sociais têm convocado a comunidade a gravar vídeos de apoio para pressionar o governador Jorginho Mello a assinar a titulação do território em abril. 

Em São Paulo, a greve dos metroviários segue em seu segundo dia, com operações parciais em algumas linhas. Os trabalhadores exigem que o governo estadual e o metrô paguem os valores relativos à Participação nos Resultados referente aos anos de 2020, 2021 e 2022 por meio de abono salarial; a revogação de demissões por aposentadoria especial; o fim das privatizações e terceirizações; a revogação dos desligamentos realizados em 2019 e a abertura de concurso público para repor o quadro de funcionários. 

Outra mobilização importante ocorre hoje a nível nacional. Os petroleiros, por meio da Federação Única dos Petroleiros (FUP), estão em paralisação contra as privatizações no setor e devem avaliar ainda hoje a construção de uma greve da categoria. 

E no cenário internacional, ocorreu ontem o Dia Nacional de Mobilização na França contra a Reforma da Previdência, aprovada por Macron por decreto na semana anterior. Os sindicatos têm organizado mobilizações desde janeiro, que foram se intensificando a partir de março, com diversos atos e paralisação de setores importantes.

O Acontece na UFSC é nosso boletim das manhãs de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: ufscaesquerda@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *