Bom dia, leitores!
Confira o Acontece na UFSC desta segunda-feira, 16 de maio
A semana se inicia com algumas coisas para se ficar atento não apenas na UFSC, mas também na UDESC e na cidade.
A UDESC acaba de abrir as inscrições para seu vestibular de inverno, com 1.040 vagas em 37 cursos de graduação. As inscrições vão até o dia 06 de junho. Dessa vez não haverá prova e a entrada na Universidade Estadual será através da nota do ENEM ou pela média de conclusão do ensino médio.
Em Florianópolis, se está retomando agora a discussão de revisão do Plano Diretor da cidade. A questão urbana de Florianópolis é um debate de extrema importância e do qual devemos participar de forma crítica. No final do ano passado nosso jornal publicou um breve texto pensando alguns aspectos do Plano Diretor, confira para darmos início aos debates.
E falando nesse assunto, a questão da moradia em Florianópolis está extremamente agravante. Tanto para aqueles que frequentam a universidade quanto para a população da cidade em geral. O preço dos aluguéis em Florianópolis está exorbitante e as condições de moradia cada vez mais deploráveis.
Na UFSC, uma outra coisa que se sente de forma dura sobretudo pelos estudantes, mas não apenas, é a infraestrutura da instituição e os efeitos dos cortes orçamentários sobre a Universidade. O Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) está caindo e o Centro de Filosofia e Ciências Humanas já pegou fogo (CFH); nas últimas semanas os estudantes do Centro Acadêmico Livre de Ciências Sociais (CALCS) se manifestou e iniciou um debate sobre as condições de uso do CFH, onde não tem nem água para beber.
O Acontece na UFSC é nosso boletim das manhãs de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: ufscaesquerda@gmail.com