Acontece na UFSC nesta quarta (13 de abril)

Bom dia, leitores!

Hoje, quarta-feira, mais um dia de greve dos trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação da UFSC (TAEs). Dentre as atividades de hoje, o Comando de Greve organizou um espaço de roda de conversa para discutir a pauta local sobre as condições de trabalho dos TAE’s da UFSC. A atividade acontece após a retomada presencial dos trabalhos dos TAE’s que têm se deparado com os problemas de infraestrutura do campus. Os relatos são de falta de material de trabalho, equipamentos que não funcionam, espaços inadequados para atendimento ao público, espaços sem ventilação, mofo nas paredes, entre outros.

É importantíssimo que os trabalhadores da UFSC exponham as condições de trabalho que cada campus enfrenta. Em menos de uma semana as aulas retornam de forma presencial e certamente esses problemas não serão resolvidos até lá, pelo contrário, é possível que mais questões relacionadas à infraestrutura saltem aos olhos da comunidade universitária no retorno de todos estudantes e professores. A roda de conversa acontece na tenda em frente a reitoria no campus Trindade. No mesmo horário estão previstas visitas aos campi de Curitibanos e Joinville.

As questões de infra estrutura e trabalho afetarão diretamente as condições de estudo e permanência: No campus de Araranguá os estudantes protestaram pela reabertura do RU que estava prevista para acontecer na segunda-feira (11), o que não aconteceu conforme esperado. Em nota, a Direção do campus Araranguá coloca nova previsão para data de abertura somente no primeiro dia de aula, 18/04, e alega problemas relatados pela empresa terceirizada para realizar o serviço ligados à infraestrutura do prédio. Segundo os estudantes, há um grande receio que as aulas presenciais iniciem sem o RU estar em condições de funcionamento, além de que muitos estudantes já estão na cidade e se programaram para usar a estrutura da UFSC. O atraso na reabertura ocorreu também no campus Trindade em Florianópolis, mesmo após promessas realizadas em audiências do movimento estudantil com a reitoria.

E também hoje, às 8h30, na frente da Catedral Metropolitana, os Residentes no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Prefeitura Municipal de Florianópolis realizarão um ato. Os residentes entraram em greve esta semana frente ao não pagamento, atrasos ou pagamento irregular das suas bolsas-salário. As categorias em greve são profissionais de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social que atuam na atenção básica de saúde de Florianópolis.

O Acontece na UFSC é nosso boletim das manhãs de segunda à sexta. Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: ufscaesquerda@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *