Primeira semana de aulas: A primeira semana de aula se encerrou mais cedo em razão do feriado de hoje (21/04). Amanhã será ponto facultativo. Durante esses três primeiros dias já foi possível sentir que diversas experiências que estavam alheias ao cotidiano dos estudantes em razão do Ensino Remoto estão de volta. Atividades diárias de recepção dos calouros organizadas por vários Centros Acadêmicos, a famosa feirinha da UFSC, o projeto 12:30 com música gratuita durante o almoço de quarta-feira, as conversas nas filas do Restaurante Universitário, cafézinho e trocas de experiências nas salas das entidades, e muitas outras coisas que parecem pequenas, mas que tornam a vivência na universidade pública um processo constantemente formativo, voltaram a ocorrer.
Atividades de integração: apesar da importância dessas atividades, muitas delas ocorrem com forte resistência da Administração Central e do Estado. Na noite de ontem (20/04) por exemplo, foram organizadas atividades de integração no Campus pelo CALPSI, CALISS e DCE. Os famosos HH’s são iniciativas importantes para promover entretenimento acessível aos estudantes e para garantir uma política financeira às entidades. Esses encontros, contudo, muitas vezes são ameaçados por setores de dentro e de fora da universidade. Na noite de ontem, a polícia do Campus/reitoria ameaçou encerrar a atividade chamando a Polícia Militar para reprimir a festa assim que o Calpsi começou o HH. Apesar das ameaças, os estudantes seguiram convidando a comunidade para participar do espaço, que contou com a presença massiva de muitos estudantes e membros da comunidade externa.
Eleições de reitoria: a menos de uma semana da votação que decidirá quem será o/a novo/a reitor/a, os candidatos se encontraram para o último debate, que foi organizado pela COMELEUFSC. O espaço foi realizado apenas com os candidatos à reitoria, e não os seus vices, em razão do diagnóstico de Covid-19 da candidata à vice-reitora pela Chapa Universidade Presente, Joana Célia dos Passos. O evento ocorreu no Auditório do Centro de Comunicação e Expressão, que operou com apenas 50% da capacidade total, e também foi transmitido em um telão localizado no varandão do mesmo centro. A votação ocorre de forma presencial na próxima terça-feira, 26/04, das 8h às 21h.
Greve dos TAEs: ontem (20/04) os TAEs seguiram realizando atividades de greve e buscando aproximação com trabalhadores de outras categorias. Participaram da mobilização que ocorreu na Eletrosul contra a privatização da Eletrobrás e se reuniram com os trabalhadores do Restaurante Universitário. Além disso, também organizaram uma roda de conversa com estudantes indígenas, quilombolas e negros e entregaram panfletos a estudantes. Os TAEs da UFSC estão em greve desde o dia 04/04.
O Acontece na UFSC é nosso boletim das manhãs de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: ufscaesquerda@gmail.com