Bom dia leitores! Confira o Acontece desta quarta-feira!

Apesar de uma semana com um feriado no meio, a UFSC está a todo vapor!

Em sessão extraordinária ontem (11/10) o Conselho Universitário debateu a pauta de enfrentamento ao racismo na UFSC. Representantes do Movimento Negro e do Centro Acadêmico Livre de Pedagogia – CALPe leram duas cartas de posicionamento sobre os recentes casos de racismo na UFSC. O Conselho aprovou por unanimidade uma moção de repúdio a esses atos. Amanhã, às 13h30min deve ocorrer um ato organizado por este movimento em frente à reitoria. 

O conselho também aprovou a flexibilização do uso de máscaras em ambientes da UFSC. O uso de máscara passa a ser recomendado para pessoas que apresentem sintomas gripais ou que tiveram contato com um caso suspeito nos últimos sete dias, e para quem possuir fator de agravamento da doença. Além disso, o uso deste equipamento de proteção continua obrigatório em ambientes fechados nos quais não seja possível manter o distanciamento físico de um metro. 

Nesta mesma sessão, a secretária de planejamento e orçamento apresentou os dados relativos ao orçamento da UFSC. Mesmo com a reversão dos cortes anunciados na última semana, a UFSC ainda apresenta uma insuficiência orçamentária da ordem de R$ 5 milhões. Alguns conselheiros sugeriram que as Parcerias Público Privadas são uma saída para este quadro. 

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) convocou uma assembléia para a próxima sexta-feira com as pautas de mobilização para o dia 18/10 e segundo turno das eleições. No dia 18 de outubro devem ocorrer atos em diversas cidades do país contra os cortes da educação. Apesar do recuo do governo em relação ao último anúncio, as universidades públicas ainda enfrentam uma crise orçamentária severa. 

O Acontece na UFSC é nosso boletim das manhãs de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: ufscaesquerda@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *