Imagem: Divulgação da atividade.
Beatriz Costa – Redação UàE – 17/05/2021
A Escola de Formação da Classe Trabalhadora (EFoP) Vânia Bambirra está retomando as atividades do Circulação da Balbúrdia nesse ano. O primeiro debate da temporada contará com a presença da Luciana Sardenha Galzerano, e terá como tema “Políticas educacionais em tempos de pandemia”, título do artigo escrito recentemente pela pesquisadora.
Luciana Sardenha Galzerano é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas e Mestre em Educação pela mesma instituição, com período sanduíche na Universidade de Maryland (Estados Unidos). Como pesquisadora, atua nas áreas de Política Educacional e Administração de Sistemas Educacionais, com foco nos processos de privatização da educação. Atualmente é doutoranda em Educação na Universidade de São Paulo.
O evento acontecerá na quinta-feira (20/05) às 19h, para participar do debate na sala online, acesse o site da EFoP, inscreva-se e você receberá o link para acesso à sala.
O artigo está disponível para leitura na Biblioteca da EFoP. Confira o resumo:
As disputas envolvendo as políticas sociais durante a pandemia de COVID-19 estão sendo intensas. No âmbito educacional, as medidas de distanciamento social resultaram no fechamento das escolas e na consequente necessidade de adoção de políticas emergenciais para enfrentar os desafios educacionais impostos. Este artigo busca contribuir para a análise dessas políticas, indicando como consequência o risco de avanço da privatização da educação. Consideramos que o Estado desempenha papel central nesse processo, portanto a privatização deve ser entendida em sua complexidade, não como mero deslocamento de fronteiras entre público/estatal e privado/não-estatal. Para a análise, coletamos informações a partir dos pareces emitidos pelo Conselho Nacional de Educação e de documentos divulgados por organismos do setor privado – nacional e internacional – que influenciaram os debates e decisões.
O Circulação da Balbúrdia é um espaço de debate sobre a produção acadêmica de esquerda das universidades públicas brasileiras. É um espaço para os pesquisadores apresentarem e discutirem seus artigos, teses e dissertações e colocá-las em circulação.