📋 Saudações, leitores!
Desde a última segunda-feira (22) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu nova alta nas tarifas de energia elétrica para oito distribuidoras em cinco estados brasileiros: Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Maranhão.
Em Santa Catarina, a tarifa para consumidores residenciais da CELESC ficou entre 7,66% e 8,17%. Já para a alta tensão (indústria) o aumento foi de 16,81%. O ajuste destinado a alta tensão tende a ser repassado para a classe trabalhadora no custo dos bens de consumo, já que encarece o custo de produção geral, elevando ainda mais o custo de vida
No último levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o salário mínimo necessário deveria ser R$6.388,55, ou seja, muito aquém do que o salário mínimo nominal instituído de R$1.212,00.
Ainda, segundo o DIEESE, entre 2021 e 2022, 58,7% da população brasileira enfrenta algum nível de insegurança alimentar, que significa a “condição de não ter acesso pleno e permanente a alimentos”. A fome representa a forma mais grave e representa 15,7% da população.
O Acontece na UFSC é nosso boletim diário de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: ufscaesquerda@gmail.com