Boa tarde, leitores!
Ontem a UFSC viveu mais um importante capítulo de sua história. Findou-se mais uma consulta informal para eleição de reitoria organizada pelas entidades representativas das três categorias na COMELEUFSC. O comparecimento às urnas foram de 12.556 votantes, e o pleito elegeu com 57,69% dos votos válidos a chapa Universidade Presente, com Irineu Manoel de Souza para reitor e Joana Passos para vice-reitora. A confirmação da eleição acontecerá na próxima segunda-feira, dia 02 de maio, no Conselho Universitário.
A eleição de Irineu na consulta informal ajuda a embasar a decisão no CUn, mas não impede que outros professores se inscrevam. Foi o que ocorreu hoje, o professor do departamento de Ciências Contábeis, Luiz Felipe Ferreira, ex presidente da FEESC e ex Controlador-Geral do Estado se inscreveu para o processo interno e ameaça a democracia interna da UFSC, uma vez que pode ser nomeado e empossado pro Jair Bolsonaro como reitor interventor na UFSC. Ferreira foi afastado do Governo de Carlos Moisés (PSL) por estar envolvido nos escândalos dos respiradores para combate ao coronavírus na pandemia.
Ontem também a UFSC se viu colapsada pelas longas filas no Restaurante Universitário, fazendo muitos estudantes perderem o almoço e se atrasarem para as aulas. Já hoje o restaurante ampliou novamente o horário de atendimento. Demanda parecida sobre a relação entre permanência e alimentação dos estudantes na UDESC, na estadual, o preço do almoço para estudantes pode ultrapassar R$11,70, quase dez vezes o preço praticado na UFSC. Na UDESC os estudantes estão em luta para baixar o preço da refeição!
O Acontece na UFSC é nosso boletim das manhãs de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: ufscaesquerda@gmail.com