📋 Saudações, leitores!
Na UFSC, manifestações neonazistas vieram à tona com a aproximação do segundo turno e divulgação de prisões de alunos da universidade que compunham grupos neonazistas em matéria veiculada no programa Fantástico da TV Globo. Em nota divulgada ontem, a UFSC afirma estar colaborando com as investigações junto à Polícia Civil.
Ontem, veio a público uma carta de cunho neonazista deixada em uma sala de aula no Centro de Ciências Jurídicas, mantida em sigilo até então pela direção do Centro de Ensino e pela Reitoria da UFSC. O Centro Acadêmico XI de Fevereiro (CAXIF) veio a público repudiar a carta e afirmar que não tinha conhecimento sobre a mesma até vir a público pela mídia. No último dia 26/10, o CA organizou um ato contra as declarações neonazistas que começaram a aparecer. O CA organizou uma assembleia que não pode ocorrer ontem pelos prejuízos causados pelos bloqueios golpistas nas estradas e informou que, em breve, remarcar nova data.O Centro Acadêmico Livre de Geografia (CALIGEO) chamou uma reunião para hoje, às 12 horas, para debater estes casos que vêm ocorrendo na UFSC.
O seu curso e seu CA também estão organizando atividades para mobilizar os estudantes sobre essas e outras pautas? Escreve pra gente, nos marque que divulgaremos!
Após a apuração dos votos para presidência no último domingo (30) definindo a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva sobre Jair Messias Bolsonaro, atos golpistas começaram a surgir pelo país,com o fechamento de ruas ou rodovias estaduais e federais. Mesmo após determinações judiciais e conflitos com a população, apoiadores do atual governo insistem em manter o impasse. Na madrugada de hoje, em Florianópolis, no bairro Estreito, manifestantes realizaram manifestações em frente ao quartel militar clamando uma intervenção militar para inviabilizar a posse do novo governo eleito, o trânsito não chegou a ser bloqueado, mas ainda pela manhã uma das três pistas estava interditada. Durante a madrugada também houve nova tentativa de fechamento na BR-101 em Palhoça, Itajaí e Joinville, porém logo foram dissolvidas.
O Acontece na UFSC é nosso boletim diário de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: ufscaesquerda@gmail.com