A greve dos TAEs na UFSC segue forte e conta com diversas atividades hoje. Daqui a pouco, às 9h, haverá uma reunião aberta do Comando de Greve na tenda localizada em frente à reitoria. Em seguida ocorrerá a live “Reajuste de 5% e as perspectivas da greve” no Hall da Reitoria. Às 14h inicia-se o arrastão pelos setores para saída em direção ao ato unificado dos servidores públicos, com concentração agendada para hoje às 16h em frente à Catedral. Haverá um ônibus saindo da UFSC para levar os trabalhadores.
O ato que ocorrerá hoje faz parte da Jornada de Lutas que ocorre entre 25 e 29 de abril pelo reajuste de 19,99% no salário dos servidores públicos, que sofreram perdas salariais de quase 50% em razão da inflação. Recentemente, o governo anunciou um reajuste de 5% nos salários, mas os trabalhadores seguiram em mobilização pela recomposição de 19,99%.
Na UFSC, o cenário imposto aos estudantes também não é favorável. Além das enormes filas no Restaurante Universitário, que tem atrapalhado a rotina de estudos e trabalho, a alteração do trajeto do ônibus UFSC Semidireto tem feito com que diversos estudantes fiquem expostos a sol e chuva no novo ponto. Antes da construção da linha exclusiva de ônibus, que passou a operar nesta semana dentro do Campus, o ônibus passava no ponto localizado em frente à BU, em um local coberto que ajudava a proteger de exposições excessivas aqueles que esperavam ônibus.
O Acontece na UFSC é nosso boletim das manhãs de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: ufscaesquerda@gmail.com
A