Confira o Acontece na UFSC desta segunda-feira, 17 de outubro

📋Bom dia, leitores!

Hoje (17) diversas mobilizações acontecem na UFSC em defesa da Educação, contra os cortes orçamentários e em preparação para o Ato Nacional que ocorre amanhã, dia 18 de outubro. Em Florianópolis o ato ocorrerá no Largo da Alfândega Às 16h.

Na UFSC, os estudantes em Assembleia Estudantil Geral na última sexta-feira (14) deliberaram por paralisação total das atividades no dia de amanhã (18), em todos os turnos do dia; e se encontram em estado de greve. Frente a esse cenário, hoje ocorrem ainda algumas assembleias estudantis em cursos e atividades de mobilização, como:

  • Assembleia estudantil de Relações Internacionais: às 16h no hall do CSE;
  • Assembleia Estudantil de Pedagogia: às 14h no hall do CED;
  • Biologia: os estudantes de biologia se reúnem durante todo o dia de hoje, desde a parte da manhã com café coletivo a partir das 8h30 e confecção de cartazes até Às 11h30. No período da tarde, haverá às 13h30 Conversa sobre a história do movimento estudantil na Biologia e às 15h30 uma Oficina de Auto-gestão. Às 19h haverá o espaço de debate intitulado “Mudanças Climáticas, Cortes na Educação e Plano Diretor de Floripa: Qual a Relação?
  • Geografia: pintura de faixas às 17h, no hall do CFH
  • História: confecção de materiais às 17h e, às 18h30, uma roda de conversa intitulada “A urgência de um currículo antirracista”

Os estudantes de pós-graduação também se reúnem hoje, em reunião da Associação de pós-graduandos (APG/UFSC) às 18h30 na sede da APG, para organizar a assembleia da pós que ocorrerá no próximo dia 20/10.  A assembleia dos estudantes de pós-graduação irá debater sobre os cortes orçamentários e implementação do ensino remoto na pós.

O Hospital Universitário da UFSC (HU), hoje administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), suspendeu o atendimento da unidade de Emergência Pediátrica desde o último dia 15 de outubro até o dia 24 de outubro. A medida, que atinge duramente a população de Florianópolis, faz parte do plano de contingência da EBSERH por falta de contratação de profissionais. Os trabalhadores da EBSERH estiveram recentemente em greve, por todo o país, denunciando os problemas dessa empresa que privatiza os HUs das universidades federais.

Na Udesc, o Diretório Central dos Estudantes se encontra em período eleitoral e uma única chapa, a “Chapa 1 – Sem tempo para ter medo”, foi inscrita. Desde o dia 15 de outubro até o dia 04 de novembro ocorre o período de campanha.

Por todo o país, o movimento estudantil em diferentes universidades realiza hoje atividades de paralisação e mobilização em preparação para o ato nacional de amanhã (18). Os estudantes lutam contra os cortes orçamentários que já vêm sendo  implementados há anos nas universidades federais e que, nos últimos anos, se acirraram ainda mais.

O Acontece na UFSC é nosso boletim das manhãs de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: ufscaesquerda@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *