Bom dia, leitores!
Os trabalhadores da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) seguem fortes com atividades de greve nesta semana. Hoje, às 13h15, ocorre Assembleia da categoria para debater o avanço das mobilizações e a proposta de negociação que deve ser apresentada pela prefeitura em mesa hoje às 11h.
Na UFSC, essa é a última semana para o período de formação de chapa para as eleições do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que se encerra em 27 de junho. As eleições devem ocorrer em 13 e 14 de julho. Até o momento, se tornou pública apenas uma chapa em formação, composta pela maioria das organizações políticas que compuseram as últimas gestões da entidade. Movimentações devem ocorrer até o dia de inscrição das chapas, 27 de junho.
Os próximos meses na UFSC serão marcados pela disputa dessa entidade central para a construção das lutas no Movimento Estudantil. Todos os estudantes devem estar atentos e preocupados em construir a política na universidade.
Durante essa semana, o setor das Instituições Federais de Ensino (ifes) debatem em assembleias de base o indicativo de greve na Educação para 27 de junho. Os últimos dias foram marcados por mobilizações e debates em Universidades, Institutos Federais e Cefets pelo país, tendo em vista as recentes políticas para a educação e a situação econômica do país
Nessa conjuntura desumana, as lutas dos povos indígenas também avançam no país e na cidade de Florianópolis. Após o assassinato brutal de Bruno e Dom, os povos indígenas pedem por justiça e denunciam a violência que gere a vida das populações na região da Amazônia. No próximo dia 23 (quinta) ocorrerá em Florianópolis ato contra o Marco Temporal.
Na cidade, assim como em todo o país, a população é afetada com mais um aumento no preço dos combustíveis. O preço do diesel já ultrapassa o da gasolina e essa política é sentida na pele dos trabalhadores desde a alimentação até as condições de habitação. 33 milhões de brasileiros já passam fome no país.
O Acontece na UFSC é nosso boletim das manhãs de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: ufscaesquerda@gmail.com.
Atualização: Até o momento, tornaram-se públicas duas chapas em formação para o DCE. Além da já citada, composta pela maioria das organizações que compuseram as últimas gestões do DCE, está também sendo chamada uma chapa pelo Movimento Correnteza (Unidade Popular), que também compôs a última gestão da entidade.