Confira o Acontece na UFSC desta sexta-feira (06 de maio)

Hoje é o último dia de uma semana intensa de lutas, tanto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), quanto na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Nas duas instituições está pulsante a questão da alimentação e, consequentemente, da permanência estudantil. 

Lutar contra o aumento do preço dos alimentos é importante para a classe trabalhadora de nosso país, que sente na pele a dificuldade de pagar as contas. 

Na contramão da construção de uma política de alimentação justa, a reitoria da UDESC aumentou o preço do Restaurante Universitário de 2 para 12 reais, um preço absurdo considerando a condição de vida da classe. É contra esse aumento que lutam os estudantes, com manifestações e demandas à reitoria.

Na UFSC o RU continua, por enquanto, custando R$ 1,50. Porém, seu acesso está sendo controlado por um agendamento prévio para, o que faz com que diversos estudantes sejam barrados na entrada do restaurante. Em nota sobre isso, a direção do RU informou que pretendiam atender um número de 720 estudantes a cada meia hora, uma porcentagem muito pequena se comparado ao número de estudantes do campus da Trindade.

Além disso, as filas estão muito grandes e o RU está sempre lotado, o que levou os estudantes e servidores a se mobilizar pela ampliação das alas do RU, contra o aumento do passe para os técnicos-administrativos e pelo fim da política de agendamento.

Desejamos aos leitores um bom final de semana, bons estudos e descanso, ambos necessários para revigorar as energias e continuar na luta. A universidade que queremos tem que ser construída cotidianamente, ombro a ombro com aqueles comprometidos com o socialismo.

Continue acompanhando o jornal UFSC à Esquerda para se manter informado sobre o que acontece na universidade. 

O Acontece na UFSC é nosso boletim diário de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: ufscaesquerda@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *