Imagem: Divulgação APUFSC
José Braga – Redação UàE – 18/09/2019
A Associação dos Professores da Universidade Federal de Santa Catarina (APUFSC) abriu consulta à base sobre a entrada em greve ou não. A votação é feita por meio digital, em portal que os filiados a entidade podem acessar.
Até agora 663 professores já votaram, o quórum para legitimar a votação é de 708 votantes. Os filiados poderão votar até 17 horas desta quinta-feira, 19 de setembro. O resultado ainda é incerto.
No entanto, há muita expectativa que os docentes votem pela greve! E acompanhem os estudantes da graduação e pós que decidiram parar suas atividades e lutar contra o “Future-se” e os cortes orçamentários.
A despeito das dificuldades dos movimento docente na UFSC, a cisão entre APUFSC e ANDES/SN, a burocratização da própria APUFSC e suas votações on-line, é hora de decidir pela greve. Afinal, o vivemos um ataque de enorme gravidade à Universidade.
O momento é de urgência! A extensão dos cortes orçamentários e a possibilidade aprovação do “Future-se” seja pela via de projeto de lei ou medida provisória indicam um caminho sem volta de destruição das Universidades.
O estrangulamento orçamentário que tem assolado as instituições federais de ensino desde 2014 tem agora proporção catastrófica. Não bastassem os cortes deste ano, o Projeto de Lei Orçamentária para 2020 prevê um orçamento ainda mais reduzido. Isto somado a aniquilação da autonomia universitária expressa no “Future-se”, pela via da administração por Organizações Sociais, pelo sistema de financiamento por meio de fundos do mercado financeiro e parcerias público-privadas e a privatização do patrimônio da União, não deixará pedra sobre pedra.
Na esteira, professores e técnicos estão na mira. O governo caminha a passos largos para o enxugamento da folha de pagamento do executivo. Indicam isto a busca da quebra da estabilidade, a reforma administrativa, o congelamento de concursos e a própria sinalização do ministro da educação, Abraham Weintraub, pela contratação de pessoal pela via das Organizações Sociais no Future-se.
Se não reagirmos agora, nos quebrarão rapidamente. E esta luta precisa começar por algum lugar, para que possa se espraiar e atingir o conjunto das universidades e institutos federais de ensino. Os estudantes entenderam a urgência e deram o primeiro o passo. A UFSC é a irradiadora desta luta!
A força que pode emergir desde as universidades e institutos é enorme. Só com ela poderemos derrotar este projeto educativo. Por isso, professor, vote pela greve!
Fonte imagem: Apufsc – Sindical