Imagem: Editada a partir de publicação no Facebook
Beatriz Costa – Redação UàE – 23/11/2018
A página de Facebook recém criada “endireita UFSC” já mostra que a divulgação de notícias falsas é o seu modus operandi.
Foi publicada, na quarta feira passada, dia 14, uma imagem de um cartaz de um suposto evento que aconteceria na UFSC sobre satanismo. Na segunda-feira seguinte, dia 19, a universidade chegou a se manifestar oficialmente, dizendo que a notícia é falsa e que nenhum evento com esse teor jamais foi realizado pela UFSC. Nesta nota, a Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC também recomenda que as informações sejam verificadas para que não sejam propagadas notícias falsas.
Não satisfeitos, os administradores da página “endireita UFSC” resolveram difamar o trabalho de divulgação científica que o PET Biologia da UFSC realiza, relacionando curiosidades cotidianas com assuntos de estudo da biologia. O seminário “Lúcifer: uma história sobre vagalumes e o nascimento de demônios” foi utilizado para alegar novamente que a universidade faz apologia ao satanismo.
Ainda no rol de distorções e descontextualizações desta página está uma imagem de uma intervenção artística e política, realizada no CFH no ano passado. A manifestação foi feita pelos estudantes de psicologia contra o Projeto de Lei da “Cura Gay”, que permitiria que psicólogos atuassem com o objetivo de reverter a orientação sexual de uma pessoa. Porém, a foto está sendo divulgada como apologia ao suicídio.
Verificar as informações publicadas, visando a melhor qualidade de informação para a comunidade universitária, como faz o UàE desde 2013, é estabelecer uma relação de respeito com o público. Prezar pela veracidade das informações é levar as pessoas que leem a sério. Coisa que o endireita UFSC mostrou que não faz, prefere distorcer e divulgar notícias falsas – não respeitam seus leitores.