Flora Gomes – Redação UFSCàE – 24/02/2022
Imagem: Divulgação da Chapa UFSC Viva
O UFSC à Esquerda irá publicar, durante essa semana, o perfil de cada candidato à reitoria da UFSC. São eles: Edson De Pieri, Irineu Manoel de Souza e Cátia Carvalho Pinto.
Leia também: Breve perfil do candidato Edson Roberto DePieri, da Chapa UFSC Sempre
Concorrendo às eleições pela chapa UFSC Viva, a professora Cátia Carvalho é a atual Vice-Reitora de Ubaldo Balthazar. Ela foi empossada após o encerramento do mandato da antiga Vice-Reitora Alacoque Erdmann.
Cátia construiu toda sua formação acadêmica na UFSC. É formada em Ciências Biológicas, com mestrado e doutorado em Engenharia Ambiental. É professora do Departamento de Engenharias de Mobilidade do Centro Tecnológico de Joinville. Também é docente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental do Centro Tecnológico (CTC) e do Mestrado Profissional em Perícias Criminais Ambientais do Centro de Ciências Biológicas (CCB).
A candidata foi diretora do Campus de Joinville entre 2014 e 2020 e cumpriu um papel relevante na articulação da inserção do Campus Joinville no interior do Perini Business Park, parque empresarial com desenvolvimento nas áreas de metal-mecânica, plástico, automobilística, agroindústria, entre outras. Cátia concorre pela primeira vez ao cargo de reitora.
Leia também: O que você precisa saber sobre a eleição de reitoria da UFSC
O vice da chapa UFSC viva é o professor Rodrigo Moretti. Ele tornou-se professor associado da UFSC em 2009, após trajetória acadêmica na mesma instituição, com formação na área de Sociologia. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSC em 2011 e é Lider do Epicenes: Núcleo de Estudos em Gênero e Saude na UFSC.
O jornal UFSC à Esquerda seguirá buscando novas informações sobre as candidaturas. Continue acompanhando nossa cobertura das eleições para reitoria da UFSC.