Imagem: Edson de Pieri com Marcela Veiros. Foto do perfil da chapa UFSC Sempre.
Beatriz Costa – Redação UFSC à Esquerda – 23/02/2022
O UFSC à Esquerda irá publicar, durante essa semana, o perfil de cada candidato à reitoria da UFSC. São eles: Edson De Pieri, Irineu Manoel de Souza e Cátia Carvalho Pinto.
O professor Edson Roberto De Pieri é um dos três candidatos à reitoria da UFSC pela chapa “UFSC Sempre”. Ele já concorreu ao cargo de reitor em 2015 e em 2018. Em 2015, a chapa de Edson ficou em segundo lugar na disputa acirrada do segundo turno. A chapa formada por Luis Carlos Cancellier e Alacoque Lorenzini venceu por 47,42% dos votos, enquanto a chapa de Edson De Pieri e Carlos Alberto Marques (Bebeto) conseguiu 46,06%. Em 2018 De Pieri ficou fora do segundo turno, que foi entre os professores Ubaldo Cesar Balthazar e Irineu Manoel de Souza.
Edson Roberto De Pieri é formado em estatística e em matemática de sistemas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 1982 e 1983 respectivamente. Seu mestrado também foi na UNICAMP, em engenharia elétrica, e seu doutorado em “Automatique Et Traitement Du Signal” na Université Pierre et Marie Curie, na França, o qual concluiu em 1991. De Pieri é professor na UFSC desde 1992 e pesquisa nas áreas de robótica, Teoria de Controle, Sistemas Não Lineares e Sistemas Mecatrônicos. Ele já foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSC, vice-diretor do Centro Tecnológico da UFSC (CTC) e atualmente é diretor do CTC, cargo que assumiu em 2016. Ele é casado com a professora do Departamento de Informática e Estatística (INE) da UFSC e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSC, Patricia Della Méa Plentz.
A candidata à vice-reitora na chapa é a professora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Marcela Boro Veiros. Marcela se formou em nutrição na UFSC em 1999, fez mestrado em engenharia de produção na UFSC e doutorado em nutrição humana na Universidade do Porto, em Portugal, que concluiu em 2008. Marcela é professora na nutrição desde 2010 e foi chefe de departamento de 2016 a 2020. Compõe o Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisa nas áreas de ambiente alimentar, com enfoque no ambiente universitário e alimentação escolar. É representante do CCS/UFSC da Universidade Promotora de Saúde (UPS) e é co-fundadora da Empresa Júnior de Nutrição da UFSC.
O jornal UFSC à Esquerda seguirá buscando novas informações sobre as candidaturas. Continue acompanhando nossa cobertura das eleições para reitoria da UFSC.