Foto: Irineu Manoel de Souza, em entrevista concedida ao UFSC à Esquerda
Por Maria Alice de Carvalho da redação do UàE – 06/03/2018
Candidato a reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza (nº 80) possui como lema de campanha “UFSC Necessária”, em referência à “A Universidade Necessária” de Darcy Ribeiro.
Irineu Manoel de Souza é graduado em Licenciatura Plena em Tecnologia pela UFSC e em Administração pela UDESC; mestre em Administração (UFSC) e doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), atualmente lidera o grupo de pesquisa em Gestão Social e Administração Pública e integra o grupo Novas Práticas e Abordagens da Administração Pública e os seus Desafios.
Irineu concorre, em 2018, ao cargo de reitor da UFSC pela terceira vez. Nas eleições de 2011, o candidato ficou em terceiro lugar com 17,74% dos votos, tendo apoiado no segundo turno a candidatura de Roselane Neckel, a qual ocupou o cargo de reitora da instituição no período de 2012 até 2016. Em 2015, Irineu ficou novamente em terceiro lugar, totalizando 22,07% dos votos, tendo como maior categoria apoiadora os Técnicos.
A trajetória profissional de Irineu na UFSC se dá desde 1974, quando começou a trabalhar como Servidor Público da instituição no cargo de administrador, cargo este que ocupou até o ano de 2010, quando passou a atuar como professor adjunto. Hoje, além de professor e subcoordenador de estágios do departamento de Administração CAD/UFSC, Irineu Manoel de Souza ocupa o cargo de Diretor do Centro Sócio Econômico (CSE-UFSC).
O jornal UàE seguirá buscando novas informações sobre as candidaturas e a eleição a Reitor da UFSC. Continue nos acompanhando.