Luiz Costa – Redação UFSC à Esquerda – 09/01/2022
Seguindo as mobilizações nacionais, um ato público está sendo convocado em Florianópolis nesta segunda-feira (9), no Largo da Alfândega, no centro da capital. O ato, assinado pelas centrais sindicais, está marcado para começar às 18h. Tanto na capital catarinense como em diversas outras regiões do país, manifestações estão sendo organizadas em resposta e repúdio às agitações golpistas que culminaram na invasão da Praça dos Três Poderes na tarde do último domingo (8).
Partidos, organizações e movimentos sociais da cidade também estão endoçando o chamado de ato desta segunda-feira (9).
Nacionalmente, a decisão foi tomada pelo Fórum das Centrais Sindicais, Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, Coalização Negra por Direitos e Convergência Negra.
Os atos devem servir como rechaço aos “atos de vandalismo e criminosos” que ocorreram neste domingo (8) em Brasília e depredaram a sede dos três poderes da República, segundo nota das entidades mencionadas acima.
A mobilização também exige punição dos responsáveis pelos ataques às instituições. Em diversos chamados locais consta a palavra de ordem “sem anistia”.
As entidades também convocam para ato político em Brasília na quarta-feira (11).
Uma reunião deve ocorrer entre partidos, centrais sindicatos, movimentos e organizações nesta segunda (9) às 14h.