Imagem: Montagem UàE – Original: mapa retirado do relatório do Centro de Operações de Emergências em Saúde, do dia 10/04.
Flora Gomes – Redação Ufsc à Esquerda – 15/04/2021
De acordo com os últimos dados divulgados ontem (14/04) pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina, há 134 doentes pela Covid-19 aguardando uma vaga de leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A situação é bastante preocupante porque o índice de letalidade do vírus nesses casos tende a ser extremamente alto. Estes são pacientes que ficam impedidos de terem acesso a um tratamento que poderia responder positivamente o agravamento do quadro pela doença.
A situação em todo o estado é bastante crítica. Cerca de 98% dos 1478 leitos estão ocupados. A maior concentração de pacientes em espera é na região norte, onde 73 pacientes aguardam por uma vaga. Em seguida, a região Sul, com 42 pessoas em espera. Na Grande Florianópolis, 4 pacientes aguardam pelos leitos. No Meio-Oeste, 7. Já na Foz do Rio Itajaí, 6, e no Vale do Rio Itajaí, 2. Na Serra e no Grande Oeste não há filas para ocupação de leitos.
Imagem retirada do relatório do Centro de Operações de Emergências em Saúde, do dia 10/04.
Com este quadro extremamente crítico, os hospitais adotaram um protocole de saúde que prioriza atender os pacientes que possuem mais probabilidade de sobreviver. Na prática, a medida prevê que a gestão do hospital possa escolher quem irá morrer aguardando uma vaga de leito.
Segundo o boletim mais recente da Secretaria do Estado, ao todo, já somam 845.367 casos confirmados em Santa Catarina, sendo que 20.819 ainda estão em acompanhamento. Já são mais de 12 mil óbitos no estado. Atualmente, a taxa de letalidade – proporção entre positividados pela doença e a quantidade de óbitos – é de 1,5%. Em apenas duas semanas, abril já é o terceiro mês com mais mortes por Covid-19 no estado, ficando atrás apenas de março e dezembro.
Imagem retirada do relatório do Centro de Operações de Emergências em Saúde, do dia 10/04.
Leia também: Registro de óbitos ultrapassa nascimentos em duas regiões do país
Apesar do quadro no estado, uma portaria divulgada ontem (14/04) pela Secretaria de Estado de Saúde autoriza a retomada de consultas e exames eletivos em Santa Catarina. Assim, os pacientes que tinham procedimentos previamente autorizados pela Central Estudal de Regulamentação Ambulatorial poderão realizá-los.
A vacinação no estado ocore a passos lentos. Até ontem, 833.142 receberam a primeira dose e 266.342 segunda. Entre a segunda-feira (13/04) e ontem, 43.010 doses foram aplicadas. Santa Catarina é o 16˚ estado em porcentagem de população vacina: 14,7% receberam a primeira dose e 4,7% a segunda.